Começam obras de manutenção em trilhas da cidade





A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, começou na última terça-feira (3), o início das obras de manutenções nas trilhas da cidade.

Após trâmites licitatórios, as ações começaram com a realização de obras de manutenção nas principais trilhas da cidade, entre elas; Trilha do Bonete, Trilha dos Três Tombos, Trilha da Água Branca, Trilha do Baepi, Trilha da Cachoeira da Friagem, Mirante do coração Cachoeira do Gato e ainda as trilhas da Praia Mansa e Praia Vermelha.

Ilhabela é considerada patrimônio natural e reserva da Biosfera pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Dessa forma, visando avançar o ecoturismo local e a preservação dos recursos naturais, como a fauna e flora, foi realizado um planejamento de ações para melhor atender o público, que em breve irá aumentar com a chegada da temporada.

Entre os serviços que serão feitos nas respectivas trilhas, estão inclusos: colocação de degraus e corrimões de forma adequada nas escadas, manutenção de pontes e pequenas passarelas, reestruturação em locais de descanso e alimentação, por exemplo na trilha da Água Branca, que conta com diversos bancos espalhados pelas trilhas, mesas e equipamentos de lazer.

Na trilha da Água Branca, uma manutenção que merece destaque, é a reforma da torre de observação de aves, que terá toda estrutura de escadaria e corrimão trocadas, assim como o deck e guarda-copo do topo da torre. Outra obra de destaque, é a estruturação da trilha e a construção do Mirante do Coração na Praia de Castelhanos.

“Essas ações de manutenções nas trilhas, é uma necessidade imediata, para que possamos avançar o nosso ecoturismo local. Atrair turistas e recebe-los com segurança na temporada que está chegando, é a certeza de levar o nome de Ilhabela como referência no setor do ecoturismo. A expectativa é que Ilhabela se desenvolva ainda mais através dessas ações”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

“Precisamos estar atentos com nossas belezas naturais, Ilhabela precisa atender de forma sustentável a nossa população e os turistas, para que eles usufruam de nossas praias e cachoeiras com segurança e oferecer turismo de qualidade”, destacou o Prefeito Márcio Tenório.

A realização dos serviços tem o objetivo de contribuir para o uso público destes espaços, melhorando a segurança e experiência da população e visitantes em interação com a mata atlântica, promovendo a valorização da biodiversidade local e o desenvolvimento do ecoturismo.

Comentários

Postagens mais visitadas