Prefeitura de Ilhabela realiza reunião estratégica com equipe pedagógica
Fotos: Karol Assunção / PMI
Legenda: A reunião entre os responsáveis pela educação pública municipal da cidade faz parte de uma série de capacitações e encontros para aprimorar a qualidade do serviço prestado
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante todo o dia de hoje, 30, uma reunião com a equipe pedagógica responsável pela educação pública municipal da cidade, no auditório do Paço Municipal, no Perequê.
O objetivo do encontro, que teve caráter de planejamento estratégico, foi mapear o caminho que deve ser seguido até a definição dos resultados desejados pela equipe e conduzir os esforços para sua concretização pela gestão estratégica. Um dos propósitos apontados pelos educadores presentes foi o de oferecer e assegurar uma educação pública de qualidade e que se torne referência nacional.
Mediado por uma representante da MB Serviços e Consultoria em Recursos Humanos, empresa de Caraguatatuba, as intenções estratégicas do encontro foram debatidas em torno dos seguintes questionamentos: “Qual é o negócio da organização e como ele será no futuro?”; “Quais são os clientes e o que eles consideram valioso na organização e no serviço prestado?”; “Quais serão os resultados da Organização?”; e “a Quem interessa chegar a esses resultados?”.
Presente na reunião, a Secretária de Educação, Yeda Lopes, destacou que a primeira atividade do processo de planejamento estratégico é refletir sobre a intenção da organização. “É necessário que o preparo aconteça desde a barriga da mãe. O suporte virá com a Primeiríssima Infância, passando pelo ensino infantil que não é só brincar, mas também qualificar e doutrinar. No período integral, não se pode apenas trabalhar o reforço e sim modelar o cidadão que será aperfeiçoado nas fases seguintes. Os professores precisam interagir e saber lidar com as diferentes situações para que todos ganhem. Assim, os profissionais poderão atuar e desenvolver indivíduos com competências além do básico, que já é previsto em constituição”, explica a secretária.
Além das questões técnicas, ainda foram abordadas e discutidas problemáticas sobre o ritmo particular de professores e alunos, resistência à metodologia, comunicação divergente e organização como um todo, que devem ser supridos através de capacitações e planejamento. Dessa forma, uma maior participação na sociedade, contemplando virtudes e qualidades, pode ser incrementada em sala de aula em todas as unidades escolares, sem distinção de bairros e/ou localizações.
Também participaram da reunião a secretária adjunta de Educação, Ana Paula dos Santos; a diretora pedagógica do Ensino Fundamental II, Vilma Barreto; o diretor da escola de tempo integral, João Paulo Souza, e demais funcionários da pasta responsáveis pela gestão técnica da educação pública municipal.
Atendimento – A Prefeitura de Ilhabela atende seis mil alunos em 28 escolas municipais da área urbana e oito das comunidades tradicionais caiçaras.
Comentários
Postar um comentário