Com Fórum de Cidades Digitais, Ilhabela quer fomentar inovação no Litoral Norte





As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos; Evento aborda tecnologia no desenvolvimento dos municípios



O uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos e desenvolver as localidades será tema de encontro entre gestores públicos do Litoral Norte de São Paulo, no dia 5 de dezembro, em Ilhabela. Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções e trocar informações sobre como investir em projetos de cidades digitais e inteligentes.



O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD).



Para o diretor de Planejamento e Fomento de Ilhabela, Luciano Krob Meneghetti, o Fórum, além de possibilitar a troca de experiências entre os municípios, pode facilitar o desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para a região. “Podemos resolver muitas coisas regionalmente. Temos a responsabilidade de começar um movimento de melhoria coletiva e trazer soluções mais adequadas a todos do Litoral Norte”, afirmou.



Conhecida por suas belezas naturais, Ilhabela vem se destacando também com inovações, visando solucionar os problemas da cidade. São aplicativos, ferramentas e infraestrutura de rede que o governo municipal investe para facilitar a gestão e a vida da população e turistas.



Está em andamento, por exemplo, a construção de uma fila virtual para agendamento de entrada e saída dos veículos da Ilha. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, a implantação será gradativa, inicialmente em 10% do tráfego total, mas evitará a espera por horas nas filas pela balsa. Na alta temporada, a população de Ilhabela de 45 mil habitantes se multiplica em quatro vezes. “A ideia é a otimização do tempo e que o turista esteja consumindo em nosso comércio”, comentou.



A infraestrutura da cidade digital de Ilhabela conta atualmente com 25 km de fibra óptica, interligando os prédios públicos e fornecendo conectividade, entre os diversos sistemas, para a central de monitoramento das polícias. Segundo o prefeito Márcio Tenório, a meta na área da segurança pública é passar das atuais 20 câmeras para 50. Ele destaca ainda as ferramentas de gestão implantadas e um aplicativo para que os usuários do transporte coletivo confiram o deslocamento dos itinerários.



Seis pontos de ônibus também estão equipados com wi-fi gratuito e telas para acompanhamento em tempo real dos veículos. “É um grande ganho. Serve tanto para a Prefeitura controlar o tempo quanto para o turista se pautar que existe um transporte urbano naquele ponto”, afirmou o prefeito.





Fórum – O diretor da RCD, José Marinho, afirma que o objetivo do Fórum de Cidades Digitais é facilitar o planejamento dos municípios na área. Segundo informou, a ideia é abordar as políticas públicas disponíveis, soluções de mercado, iniciativas e como diversas localidades estão aplicando o conceito de gestão eficiente, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

“É propiciar o ambiente de interação para que prefeitos, gestores e vereadores conheçam o que pode ser feito, como as Prefeituras estão utilizando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e o mais importante que é poder viabilizar parcerias e estratégias para que isso efetivamente aconteça, criando condições para a cidade se desenvolver localmente a partir da tecnologia”, disse Marinho.



As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo
forum.redecidadedigital.com.br



https://www.semanticscholar.org/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=Display_CS_KW_Global&utm_content=Computer_Science&gclid=EAIaIQobChMIta2f59_D1wIVyoeRCh21YgNEEAEYASAAEgK5RvD_BwE

Comentários

Postagens mais visitadas