Ilhabela promove ações de combate ao Acidente Vascular Cerebral







Entre os dias 8 e 22 de novembro, Ilhabela promove uma ação de combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). As atividades ocorrem em função do Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado no dia 29 de outubro, e são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com a equipe do Hospital Governador Mário Covas Júnior.



No dia 8, quarta-feira, uma tenda será montada em frente ao Paço Municipal, para a realização de atividades como a verificação de pressão arterial, orientações nutricionais, médicas e de enfermagem, ensinamentos sobre a noção básica de alimentação adequada e alongamento. A ação será das 8h às 12h e contará, também, com a colaboração do SAMU.



Por ser um local com grande circulação de pessoas, a equipe distribuirá folhetos com informações sobre o assunto, abordando a prevenção do AVC e seus sinais e sintomas.



O prefeito Márcio Tenório destaca a importância de identificar os sinais da doença, que é grave e silenciosa. “Muitos fatores que nem consideramos podem ser motivos facilitadores para um AVC. A prevenção é indispensável”, diz ele.



Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, é muito importante estar atento a todos os sinais que possam identificar um AVC, já que alguns fatores como histórico de doença vascular prévia, doenças do coração, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, colesterol, anticoncepcional, álcool e drogas podem ser motivos para um AVC. “O controle adequado desses fatores de risco podem diminuir a probabilidade de uma pessoa ter um AVC, aumentando o tempo e a qualidade de vida. Tenha certeza que prevenir o AVC é muito mais fácil do que tratá-lo depois que ele acontece”, finalizou Gênova.



De acordo com a enfermeira de educação permanente, Crisciane de Oliveira, a ação tem o foco de orientar as pessoas que não têm conhecimento aprofundado do assunto a detectar a doença. “O quanto antes detectarmos os sinais do AVC, mais condições de sobrevida podemos dar ao paciente”, explicou.



Já no dia 22, quarta-feira, às 9h, o encontro será na sede da Defesa Civil, antigo prédio da Secretaria de Turismo, na Barra Velha. Lá haverá uma roda de bate-papo com a população, grupos do PSF (Programa de Saúde da Família) e profissionais da saúde, com orientações e conscientização sobre a prevenção da doença.



Toda programação tem a coordenação do cardiologista Carlos Maknavicius, da enfermeira de educação permanente Crisciane de Oliveira, da farmacêutica Camila Coelho e da nutricionista Laís Camargo.

Comentários

Postagens mais visitadas