Ilhabela treina servidores da saúde para ampliar serviços da Ouvidoria





De janeiro a outubro deste ano, Ouvidoria da Saúde recebeu mais de 300 manifestações dos moradores



Visando a qualificação e capacitação dos funcionários da saúde e a profissionalização da Ouvidoria da Saúde, implantada no início do ano, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 6, a palestra “A Ouvidoria como instrumento de Gestão”.



“O intuito desta qualificação é de melhorar a qualidade e padronizar os canais de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. É importante que nossa população seja bem atendida e veja que suas reclamações e solicitações serão ouvidas e levadas em conta”, diz o Prefeito Márcio Tenório.



A palestra sobre os serviços de ouvidoria ocorreu no Paço Municipal e foi ministrada por Carmen Lucia Padua Piccirillo, Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ela abordou questões técnicas sobre o sistema do SUS (Sistema Único de Saúde), como preenchimento de formulários para registro das demandas, discutindo, ainda, quais as responsabilidades de uma ouvidoria e como lidar adequadamente com as mais variadas demandas.



“O mais importante deste encontro é a preocupação dos gestores da saúde em qualificar seus colaboradores. Com este treinamento, os servidores poderão ser mais eficazes no atendimento à população”, destacou Carmen.



Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, o melhor canal de comunicação do cidadão com a Saúde de Ilhabela é a Ouvidoria, seja via ligação gratuita, por e-mail ou de forma presencial. “Queremos e precisamos ouvir a opinião dos usuários sobre os serviços de saúde para detectar pontos que devem ser melhorados e corrigidos. Este treinamento visa capacitar os nossos profissionais para trabalharem com esta ferramenta tão importante”, disse Gênova.



A Ouvidoria



A Ouvidoria da Saúde, implantada no início desta gestão, recebe sugestões, denúncias, reclamações e elogios da população na área da saúde em Ilhabela. A ouvidoria funciona como uma ponte entre a população e a administração pública, intermediando o diálogo entre o cidadão e o local competente por responder a informação do colaborador.



Desde janeiro até o último mês de outubro, o setor já recebeu mais de 300 manifestações de moradores do arquipélago, que também funcionam como um termômetro, tendo por base a quantidade de denúncias, sugestões, reclamações e elogios dirigidos a cada unidade, facilitando detectar pontos que precisam de reparos.



A ouvidoria realiza atendimento através do telefone: 0800 0777 1515, pelo e-mail: ouvidoria.saude@ilhabela.sp.gov.br, ou pessoalmente na sala da Ouvidoria, que fica no Paço Municipal, localizado na rua Prefeito Mariano Procópio Araújo de Carvalho, nº86, no Perequê.

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