Projeto Tribuzana promove penúltimo encontro sobre território





Nova oficina é realizada com os moradores das comunidades tradicionais



Em nova oficina realizada recentemente pelo Projeto Tribuzana, na Casa do Caiçara em Ilhabela, foram abordadas questões de territorialidade e identidade caiçara, assim como mudanças no espaço, recursos naturais e de infraestrutura, levando-se em consideração todos os aspectos antropológicos trabalhados em outras oficinas.

O encontro foi o penúltimo promovido neste ano e proporcionou também conhecimentos básicos sobre legislação. A oficina foi realizada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Ministério Público Federal e moradores das comunidades tradicionais do arquipélago.

A procuradora Maria Rezende Capucci ressaltou que os encontros, chamados de oficinas, são de extrema importância porque resgatam o conhecimento e tradições do início da formação dos grupos caiçaras. “Não foi o direito que criou as comunidades tradicionais, mas sim as comunidades tradicionais que fizerem ser criados os direitos próprios para essa população. Já havia um reconhecimento de comunidade e de pertencimento de território que estamos trabalhando no decorrer destas oficinas”, explicou.

Nilce Signorini, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, disse que é grande a expectativa da Prefeitura para o prosseguimento dos módulos e posterior criação do Conselho. “Cada vez que nos reunimos com a população das comunidades, discutimos e analisamos as suas necessidades e propomos soluções para esses problemas. O Tribuzana vem, de uma forma geral, resgatar e trabalhar a identidade, raízes, cultura e conhecimento do território por parte dessa população”, falou.

Ao final dos pronunciamentos teóricos, os caiçaras se dividiram em grupos, que mesclavam várias comunidades, e trabalharam questões de identidade e antepassados.

Esta foi a oitava oficina do Projeto Tribuzana e, ao final deste primeiro módulo, ocorrerá a criação do Conselho Municipal das Comunidades Tradicionais de Ilhabela.

Comentários

Postagens mais visitadas