Câmara homenageia Mulheres de destaque na sociedade de Ilhabela
Fotos: CMI
A sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela da última terça-feira (6/3) foi marcada pelas homenagens a mulheres que se destacaram em serviços prestados ao município por ocasião do Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março.
*Vereadora Presidente Nanci Zanato (PPS)
A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), homenageou a coordenadora do Circulo de Orações da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, Emanuela Camila de Oliveira, em nome de todas as mulheres do grupo.
O Circulo de Oração surgiu a partir da iniciativa da pernambucana Albertina Bezerra Barreto, que em 6 de março de 1942, reuniu um grupo de irmãs para juntas orarem por sua filha que fora desenganada pela medicina e que, através das orações, teve a saúde recuperada. Segundo a vereadora Nanci, Emanuela, juntamente com as irmãs do Circulo de Oração, realiza um incansável trabalho de fortalecimento das famílias, transformando através da oração a vida das pessoas. “As mulheres do Circulo de Oração são exemplos de doação e dedicação e merecem o reconhecimento desta Casa de Leis, honrando-me sobremaneira prestar essa homenagem a Emanuela e através dela, homenagear todas elas”, ressaltou a presidente.
*Vereador Anísio Oliveira (DEM)
O vereador Anisio Oliveira (DEM) entregou homenagens às representantes da Pastoral da Criança de Ilhabela. Em nome das cinco coordenadoras, Edlene Gonçalves, Maria José Martins Cardoso, Dileza Rodrigues Pacheco, Rosangela de Campos e Aparecida Celeste Jesus, estendeu seu reconhecimento às quase 50 mulheres envolvidas no projeto.
A Pastoral da Criança foi trazida para Ilhabela pela irmã Santina, mas para que esse sonho se tornasse realidade ela precisava de pessoas que partilhassem do amor e a vontade de fazer o bem e ajudar ao próximo.
Ao longo de seus 24 anos, a pastoral reuniu muitas pessoas que movidas pelo sentimento de caridade e amor formaram uma grande família. As tarefas desenvolvidas atendem crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade.
Atualmente a Pastoral atende 38 gestantes e 386 crianças, levando ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica a 292 famílias do município e conta com o apoio de 47 líderes mulheres e oito homens.
“Esta é uma singela homenagem às Mulheres da Pastoral da Criança de Ilhabela que jamais mediram esforços na luta pela causa social, sobretudo em favor de nossas crianças. Todos fazem parte dessa história, por isso neste dia das mulheres, estendemos nossa homenagem a todas as voluntárias”, completou o vereador Anisio (DEM).
*Vereador Evandro Rodrigues, Vando da Vila (PP)
O vereador Evandro Rodrigues, o Vando da Vila (PP) escolheu três mulheres para receberem a homenagem na noite da última terça-feira (6/3), entre elas duas secretárias municipais e uma funcionária pública.
Ana Cristina Brunetti - Conhecida como Aninha Farmacêutica, atualmente é coordenadora de vigilância em farmácia no departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ilhabela. Ao longo de sua vida profissional contribuiu com vários setores que envolvem a assistência farmacêutica do município e auxiliou na criação da “Nossa Farmácia”. “Trabalhar com medicamento e saúde das pessoas é algo que exige muita responsabilidade e atenção, o que é feito com muito amor, por essa grande profissional”, destacou o vereador Vando da Vila (PP). A homenageada não estava presente por motivo de trabalho.
Yeda Lopes – A secretária de Educação de Ilhabela, Yeda Lopes tem extensa trajetória pedagógica em Ilhabela. Antes de assumir o desafio à frente da maior secretaria do município, Yeda ocupava a função de gestora da E.M. Prof. Leonardo Reale, localizada na região norte da cidade. “A luta por uma educação melhor, sempre foi a bandeira carregada por Yeda, que hoje não vem poupando esforços para que aeducação de Ilhabela seja referencia na região”, ressaltou o parlamentar.
Nilce Signorini – A ex-prefeita de Ilhabela, atualmente está no comando da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social do município. Com uma longa carreira política, além de prefeita também foi eleita vice-prefeita e vereadora. “Mais uma vez ela está lutando pelas causas sociais, desenvolvendo ações de interesse e inclusão social, buscando atender e beneficiar pessoas e famílias que precisam de ajuda”, complementou o vereador autor da indicação.
*Vereador Gabriel Rocha (SD)
O vereador Gabriel Rocha (SD) aproveitou a oportunidade para homenagear a presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), única mulher à frente do Legislativo no Litoral Norte. Na oportunidade, o parlamentar também fez a entrega de homenagem à Carla Soares, integrante da equipe do Centro de Triagem de Ilhabela. A ex-vereadora Rita Janete Gomes, a Dra. Rita também foi indicada para receber a homenagem.
Nanci Peres de Araújo Zanato - Caiçara e natural de Caraguatatuba, a atual presidente da Câmara, é funcionária pública aposentada e a vereadora que mais exerceu mandatos na história do Legislativo da cidade, somando oito no total. Tem forte atuação na área social, sobretudo com atividades voltadas para mulheres, crianças e idosos. Autora de importantes projetos ao longo de sua história política, Nanci continua sua luta na criação da Delegacia da Mulher em Ilhabela.
Carla Lopes da Silva Soares – Nascida em Montes Claros - MG, se mudou para Ilhabela junto ao marido e sua primeira filha, em busca de novas oportunidades e da realização de seus sonhos. Chegou à cidade em 1998 quando começou a trabalhar na E.M. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na função de serviços gerais. Em 2005 foi convidada pela saudosa Nega Malú para integrar o grupo de trabalhadores do CT – Centro de Triagem, onde permanece até os dias atuais. São longos 13 anos de muita luta e desempenhando um importante papel junto a sua equipe de trabalho. “Carla é um exemplo de mulher guerreira, amiga e querida por todos. Está sempre preocupada em abraçar as causas do Centro de Triagem, em sua luta por melhores condições de trabalho”, destacou o vereador Gabriel Rocha (SD).
Rita Janete de Oliveira Gomes – Dra. Rita é médica pediatra. Nascida em Caraguatatuba, escolheu Ilhabela para viver desde 1980. Casada com o médico cardiologista, Oswaldo Gomes, a ex-vereadora descobriu no dia a dia da profissão que a política poderia ser uma forma de ajudar a comunidade como um todo, de forma efetiva. Foi eleita por quatro mandatos nas legislaturas de 93, 97 e 2001 e 2013. Outra face bem conhecida da Dra. Rita é o trabalho social desenvolvido por meio do Lions Clube, da qual faz parte desde sua fundação no município.
*Vereador Mateus Pestana (PCdoB)
O vereador Mateus Pestana (PCdoB) escolheu cinco mulheres para receberem o reconhecimento na Câmara. São elas:
Maria Senhora Celestino – Natural de Salinas – MG, casou-se aos 17 anos com Calixto Jose Pestana, com quem teve nove filhos, dezessete netos e dezenove bisnetos. Ficou viúva aos 47 anos. Foi por alguns anos metalúrgica em Minas Gerais, e em 1986 mudou-se para Ilhabela. Realizou trabalhos voluntários na Pastoral da criança. Mesmo diante de muitos momentos ruins, como a perda de uma filha, não deixou de dedicar sua vida para servir a Deus e aos irmãos.
Ruzely José Pestana – Nascida em Grão Mogol, mudou-se há alguns anos para Ilhabela e atualmente trabalha na secretaria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foi secretária de Assistência Social em Josenópolis e por 20 anos esteve como funcionária pública. “Vem lutando contra o câncer, diagnosticada pela terceira vez há menos de dois meses, mas assim como venceu das outras vezes com muita fé em Deus irá vencer mais essa batalha”, acrescentou o vereador Mateus Pestana (PCdoB).
Janete Pereira Gomes da Silva - Mineira de Almenara, Janete foi acolhida por Ilhabela desde 1965. Aos seus 17 anos, ingressou na Prefeitura de Ilhabela, sendo a primeira funcionária da biblioteca da cidade. Recebeu auxílio de Iracema França Lopes, a dona Dedé, e lá também era responsável pela expedição de carteiras profissionais.
Em 1982 iniciou as atividades na Delegacia. No ano seguinte, assumiu função na Secretaria de Justiça, sendo comissionada no Fórum de São Sebastião. Em 1990 com a reabertura do Fórum de Ilhabela, foi convidada pelo primeiro juiz do munícipio, Dr. Maurício Valala, para exercer o cargo de agente judiciário, sendo responsável pelo júri popular, não medindo esforços para desempenhar sua função, até que em 2012 aposentou-se.
Eunicia Pestana de Oliveira - Natural de Josenópolis – MG, mudou-se para Ilhabela em 1990. Aqui trabalhou como ajudante de costureira e em casa de família como faxineira. Hoje aos 69 anos, está aposentada e participa das ações do Programa Academia da Saúde, desenvolvido pela Prefeitura. É líder da comunidade católica no bairro do Reino, onde presta serviço comunitário e voluntário.
Ubalda da Silva Reis Pereira - Nascida em Josenópolis-MG, chegou a Ilhabela em 1997, onde alguns de seus filhos já residiam. “Guerreira, lutadora, não mede esforços para visitar e ajudar aqueles que mais necessitam. Pessoa simples de uma humildade fantástica que merece nosso respeito e gratidão”, completou o vereador Mateus Pestana (PCdoB).
Comentários
Postar um comentário