Vereadora Salete Salvanimais luta para implantar Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres pioneiro no país






Também são prioridades para 2018, gestão do lixo, saneamento básico e regularização fundiária



Nos últimos anos, a vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) vem trabalhando arduamente pelas causas animal e ambiental. Antes mesmo de ser eleita para uma cadeira no legislativo, comemorou a conquista do Centro de Referência Animal (CRA) que leva o seu nome e inspira muitas cidades da região que ainda estão em busca deste espaço.



A próxima etapa a ser cumprida será o Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres. O modelo pioneiro ainda está em fase de licenciamento na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. “Esse Centro é fundamental para a proteção da nossa Mata Atlântica, como uma consciência ambiental e sensibilização da população com o nosso meio ambiente, especialmente o nosso Parque Estadual”, enfatizou.



A vereadora conta que algumas espécies que são encontradas apenas em Ilhabela já estão em extinção, como é o caso do Cururuá, uma espécie de roedor e a Jacutinga, uma ave. Quando por algum motivo esses animais são resgatados e levados para tratamento fora do município, já não retornam mais para o seu habitat. “São exemplares que nunca mais teremos, pois em uma ilha, até o resíduo da terra que nós retiramos gera impacto em nosso ecossistema”, garantiu.



Além de cumprir o papel ambiental, o Centro de Reabilitação tem como propósito abrigar atividades para um turismo sustentável e de incentivo à educação ambiental. “Serão viabilizados observatórios de pássaros e trilhas sensoriais para um turismo consciente, sustentável e aliado à educação ambiental”, completou. Para a vereadora Salete Salvanimais (PSB) atualmente Ilhabela recebe em grande parte um turismo predatório, mas destaca que a cidade tem muito mais a oferecer ao mundo, pois suas riquezas estão na natureza.



Saneamento básico e lixo

Um dos problemas mais combatidos pela parlamentar é a falta de saneamento básico que se agrava com o fenômeno do crescimento desordenado. “Precisamos da regularização fundiária e do controle do crescimento populacional, pois juntamente com isso vem o saneamento básico e a consciência sobre o gerenciamento do nosso lixo. Hoje o lixo é despejado em qualquer lugar, nas cachoeiras e tudo isso além da falta de água, afeta a balneabilidade das nossas praias”, ponderou.



Em 2017, através de uma parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a vereadora promoveu o 1º Simpósio de Resíduos Sólidos e Esgotamento Sanitário reunindo profissionais das áreas afins para apresentar possíveis soluções a um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, o lixo.



Entre os impasses no município estão o Centro de Triagem que separa o material reciclável e o transbordo do lixo para a cidade de Tremembé. “O Centro de Triagem é algo que me incomoda bastante. Quando falamos em sustentabilidade tanto em turismo, quanto em meio ambiente, a primeira coisa que eu vejo é que precisamos ter uma gestão correta do lixo. Ainda estamos vivendo numa era primitiva e o Centro de Triagem é uma das ramificações que devemos trabalhar”, alertou.



Conforme informou a parlamentar, o Executivo deve abrir em breve um processo para que as empresas que participaram do simpósio apresentem suas propostas para o município. “Não sabemos quais são os caminhos que a Prefeitura vai tomar, mas solicitei que até o meio deste ano seja realizada uma audiência pública para que essas ideias sejam apresentadas à população”, garantiu.



Recentemente, a vereadora Salete (PSB) comemorou o primeiro passo em direção à gestão sustentável e consciente do lixo. A Prefeitura instalou 14 composteiras termofílicas em escolas municipais, numa parceria com a empresa Morada da Floresta. Também foram espalhadas pela cidade as caixas de coleta de bitucas de cigarro, que serão destinadas periodicamente à cidade de Votorantim, para serem transformadas em papel. “É uma satisfação imensa ver esses acontecimentos, como sempre digo, é preciso o pequeno primeiro passo até mesmo para as mais longas jornadas”, destacou e fez questão de pontuar a dedicação da equipe da Secretaria de Educação e dos professores que abraçaram a causa.



Médico veterinário na promoção da saúde única

Outra boa notícia diz respeito às políticas públicas em saúde, com a inclusão do médico veterinário na equipe que trabalha a promoção da saúde única, com visitas casa a casa em todos os bairros. “O veterinário estará auxiliando, orientando. De imediato queremos que leve remédio de verme pelo menos, porque a verminose afeta demais o ser humano, principalmente as crianças e a ideia também é microchipar. Esse profissional também vai nos trazer o perfil das pessoas que estão com este animal, é mais um indicador populacional”, explicou, salientando que esta é uma atuação integrada e planejada junto a equipe de Atenção Básica de Saúde de Ilhabela.

Comentários

Postagens mais visitadas