Ilhabela terá Câmara Mirim com sessões uma vez por mês



Foto: Marcella Wenceslau/CMI

Legenda: No momento do registro das candidaturas, os alunos puderam esclarecer dúvidas fazendo perguntas aos vereadores







Vereadores serão eleitos em votações nas escolas no dia 20 de abril



A Câmara de Ilhabela promove a partir de abril o projeto Câmara Mirim Ilhabelense, com a eleição de nove vereadores mirins entre os alunos do ensino fundamental do município com participação de instituições públicas e privadas. A iniciativa virou lei após a aprovação de um projeto de autoria da presidente do Legislativo, vereadora Nanci Zanato (PPS).



Os parlamentares mirins serão escolhidos por eleição marcada para o dia 20 de abril, mediante voto direto e secreto, em um processo eleitoral que deverá envolver alunos do ensino fundamental, com idade entre 12 e 15 anos, matriculados nas instituições de ensino de Ilhabela. O registro das candidaturas foi oficializado na última segunda-feira (2/4), quando mais de 30 alunos se candidataram.



Estiveram presente no ato do registro, a presidente Nanci Zanato (PPS), a vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais e os vereadores Anisio Oliveira (DEM), Marquinhos Guti (DEM), Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM), Evandro Rodrigues, o Vando da Vila (PP) e Gabriel Rocha (SD), a diretora pedagógica do ensino fundamental II, Vilma Barreto e o diretor da escola de tempo integral, João Paulo Souza, além de diretores, coordenadores de escola e professores.



Os legisladores mirins serão eleitos para mandato de dois anos, sem reeleição e deverão se reunir para as sessões na primeira segunda-feira de cada mês. Terão a prerrogativa de apresentar proposições que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade.



“A energia e a criatividade dos jovens é uma força capaz de desencadear grandes mudanças na sociedade, por isso é importante incentivá-los a participar dos processos políticos. Nesse sentido o projeto tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela política e estimular o exercício da cidadania”, justificou a presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS).



A Casa de Leis também realiza o projeto Câmara nas Escolas. Idealizado pelo vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) e instituído por lei, o projeto consiste em visitas á Casa de Leis que aproximam os jovens da realidade dos parlamentares e fornecem conhecimento para compreensão do papel do Legislativo no contexto social.

Comentários

Postagens mais visitadas