Prefeito de Ilhabela lidera movimento em defesa dos pescadores do LN








Arquipélago sedia encontro dos pescadores das comunidades tradicionais



Ilhabela sediou hoje (13), um encontro histórico envolvendo pescadores da região, autoridades da Confederação Nacional e Federação Estadual das Colônias de Pescadores e o comando da Polícia Ambiental Marítima.

Fruto de reunião realizada pelo prefeito Márcio Tenório com os pescadores do Sul da Ilha, em 2 de abril, no bairro São Pedro, o evento, inédito no Município, serviu para debater a política pública voltada às comunidades tradicionais. “Quero destacar o fato desta ter sido a primeira vez que uma reunião pública deste porte foi realizada de forma aberta com a participação de autoridades estaduais e federais”, disse Tenório, filho de pescador, nascido em uma comunidade tradicional: a praia da Fome.

Ao final do encontro, o chefe do Poder Executivo anunciou que consultará a equipe da Secretaria de Advocacia Geral do Município sobre a possibilidade de destinar o dinheiro dos royalties para a Colônia dos Pescadores. Ele deve, ainda, enviar à Câmara de Vereadores, um projeto de Lei que ajude, inclusive, os pescadores a se reorganizarem para a regularização de documentação necessária à categoria para o exercício da profissão, a exemplo da Carteira de Arrais.

Tenório também anunciou a assinatura do convênio com a Colônia de Pescadores para fortalecer a instituição e cobrou dos pescadores do Sul da ilha, a formação de uma comissão para debater o andamento das reivindicações da classe, visto que durante reunião no início deste mês, ficaram de montá-la, mas não o fizeram.

No final do encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, Márcio Tenório ainda falou que uma nova reunião será marcada com a comunidade pesqueira e que também estuda a possibilidade de agendar um encontro da categoria com o governador do Estado, Márcio França.

O prefeito voltou a esclarecer que o convênio com a Polícia Ambiental Marítima para controlar o crescimento desordenado ainda está em estudo. “A Prefeitura e a Câmara Municipal somente aprovarão convênio com a Polícia Ambiental Marítima se for para combater o crescimento desordenado e não para prejudicar as atividades pesqueiras das comunidades caiçaras”, frisou Tenório.

O chefe do Poder Executivo falou ainda, que a comissão dos pescadores, tão logo esteja formada, acompanhará a elaboração dos textos do referido convênio. “Esse encontro histórico e inédito em nosso município, é uma oportunidade de parceria entre a Administração, Câmara e a própria comunidade para executar a política pública voltada às comunidades tradicionais”, concluiu Márcio Tenório.

Entre os presentes ao evento histórico, o presidente da Confederação Nacional das Colônias de Pescadores, Walzenir Falcão; o presidente da Federação Estadual das Colônias de Pescadores, Edivando Soares; e o comandante marítimo da Polícia Ambiental, Igor Hiasa Kenzo.

Comentários

Postagens mais visitadas