UTI do Hospital Mário Covas de Ilhabela completa um ano de operação nesta terça-feira






Neste período foram atendidos 180 pacientes



Com saúde não se brinca, por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, comemora nesta terça-feira (10), o primeiro ano de operação da UTI “Dr. Carlos Nascimento Deslandes” no Hospital Mário Covas, com ato ecumênico às 16h.

A UTI era um anseio antigo da população e item do plano de governo da atual Administração, que em 100 dias cumpriu o compromisso assumido com os munícipes do arquipélago. “Enfrentamos com confiança o desafio de oferecer uma saúde digna à nossa população. A tão sonhada UTI faz aniversário, e muito podemos comemorar, pois muitas vidas foram salvas com este equipamento de extrema importância para os nossos moradores”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Durante este primeiro ano, foram realizados 180 atendimentos: 123 só em 2017 e 57 nos primeiros meses de 2018. “O Centro de Terapia Intensiva é mais um instrumento que temos a favor da vida. Antes os pacientes que necessitavam de UTI precisavam entrar no sistema do SUS e aguardar alguma vaga, muitas vezes em São Paulo, na região do Vale do Paraíba ou onde houvesse vagas e nem sempre a família conseguia acompanhar este processo e ficar ao lado do ente querido. A UTI trouxe mais humanidade para a população de Ilhabela”, disse o secretário adjunto de saúde Gustavo Barboni.

O equipamento conta com quatro leitos (regularizados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde), oitio médicos, seis enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, todos divididos por plantões.

O nome é em homenagem ao médico Carlos Nascimento Deslandes, que a convite do Município, em dezembro de 2003, assumiu a função de cirurgião geral e plantonista no hospital Mário Covas, onde trabalhou por 12 anos, sendo diretor clínico e técnico. Em 12 anos de dedicação na saúde do município, e nos mais de 30 anos dedicados à medicina, salvou inúmeras vidas e confortou diversas pessoas, mas foi com sua humildade e alegria que encantou a todos pelos locais onde passou. Amigo leal, médico dedicado, marido carinhoso e pai presente, o “Carlinhos” deixou muitas saudades e, hoje, merecidamente, tem seu nome eternizado neste Centro de Terapia Intensiva de Ilhabela.

Comentários

Postagens mais visitadas