23º Festival do Camarão é a melhor edição dos últimos anos



Mais de duas toneladas de camarão vendidos e chefs renomados ensinando o melhor da gastronomia somaram-se às atrações nacionais e resultaram em milhares de visitantes

A 23ª edição do Festival do Camarão terminou no último domingo (26) e, para o presidente da Acei (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela), Rafael Morais, uma palavra define o evento: “sucesso”. Foram duas semanas ininterruptas de festival nos 47 restaurantes participantes e dois fins de semana bastante movimentados no Boulevard do Camarão, no Centro Histórico do arquipélago. “Muito além das nossas expectativas”, completou Rafael Morais.

O guia ilustrado do Festival, distribuído nos comércios e também nos pontos de informações turísticas do município, forneceu todas as informações necessárias para quem queria aproveitar ao máximo os dias de celebração ao crustáceo: horários de funcionamento e programação do Boulevard, dos restaurantes, fotografias e preços dos pratos servidos e um pouco da história e do conceito por detrás da organização do evento deste ano.

Foram destaques do Boulevard do Camarão as cozinhas-show, com nomes renomados da gastronomia nacional, como Dayse Paparoto, vencedora do primeiro MasterChef Profissionais do Brasil, assim o chef Érick Jacquin, seu mestre durante o programa gastronômico, e que na ocasião cozinhou quatro diferentes pratos com o ingrediente principal da noite, além de Thiago Castanho que inovou ao misturar açaí e camarão, e Roberto Ravioli, que encerrou as aulas de gastronomia do festival de 2018.

“Estive aqui no ano passado. E diferentemente, neste ano se conseguiu andar pelo festival, teve esses estandes bem organizados e os palcos nas laterais, que deram ao público a chance de escolher se queria comer, ou assistir às aulas, cada um escolheu o que lhe interessou mais. Enfim, esteve demais, incrível mesmo”, apontou o chef Dalton Rangel.

Musicalmente, o festival esteve recheado de opções desde o primeiro dia, com bandas locais e nacionais se apresentando nos dois palcos principais do evento. O carioca Benito di Paula, que carrega sucessos como “Retalho de Cetim” e “Se não for amor”, abriu o palco Sul na primeira sexta-feira de programação. O público ainda prestigiou outros nomes, como a dupla local Malagueta, Sá e Guarabyra, o maestro Jotta, e as bandas Jazz Stratotarta e a saudosa 14 Bis encerrando as atividades do palco Sul.

Isso tudo, sem esquecer da 18ª Regata do Camarão, que este ano reuniu mais de 50 embarcações das classes C30, RGS, Bico de Proa, Clássicos, IRC, Família, Canoa Havaiana e Kitesurf. Os veleiros e canoas havaianas também tiveram espaço na festa, com largada em frente ao píer da Vila, no Centro Histórico.

Após a largada, os barcos completaram o percurso que compreendia o contorno numa boia na Praia do Perequê e em seguida, boias na Praia do Viana e do Sino. Já na classe Kite, os velejadores competiram próximos ao Farol da Ponta das Canas.

Ao todo, passaram pelo festival cerca de 30 mil pessoas ao longo dos dois fins de semana de evento, somando uma venda de pouco mais de duas toneladas de camarões nas mais diferentes receitas: pastel, cuscuz, caldinho, moqueca, coxinha, risoto e até mesmo sorvete.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Ricardo Fazzini destacou ainda a geração de 350 vagas diretas de emprego e 1500 postos indiretos, e comentou sobre a proposta no formato do festival deste ano: “A inovação no formato junto com o resgate de tradições, como a homenagem à arte original do nosso artista Giba, o camarão ganhando novamente protagonismo do evento, somados à ideia de usarmos toda a estrutura de estandes do Race Village, gerou uma economicidade de recursos públicos e proporcionou um Festival do Camarão histórico para nosso município, com adesão da mídia e do público e bons resultados para a economia local”.

Ainda durante o Festival, que prossegue até o próximo dia 31 apenas nos restaurantes da cidade, algumas autoridades locais foram homenageadas, como o prefeito Márcio Tenório, a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, os vereadores Marquinhos Gutti e Evandro Alves Rodrigues, o Vando. O presidente da Acei, Rafael Moraes e outros cinco membros da sociedade ilhéu, dona Marianne Schimdt, Nair Martins Miguez, Laura Peiró Blat, Joana e Cecília Espiaut, também receberam homenagens pela colaboração prestada desde o início do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas