23º Festival do Camarão tem ações sociais, aulas-show com grandes chefs e nomes consagrados da música brasileira
Ação com as merendeiras e alunos da rede municipal, participantes do programa MasterChef e Benito Di Paula como atração musical foram destaques do primeiro fim de semana do evento
O primeiro final de semana do Festival do Camarão de Ilhabela fez jus às expectativas da organização: intensa movimentação de moradores e visitantes nos estandes do Boulevard do Camarão e muitas famílias prestigiando os pratos à base do crustáceo nos 47 restaurantes participantes.
Na tarde de quinta-feira (16), o Boulevard do Camarão teve sua pré-estreia marcada pela cozinha-show do chef mirim Lorenzo Ravioli, vencedor do primeiro MasterChef Junior do Brasil, que ensinou para cerca de 100 alunos da rede municipal ilhéu, um pouco da gastronomia prática para crianças e jovens. Na noite do mesmo dia, a chef Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça, mostrou às merendeiras das escolas municipais do município receitas valorizando técnicas culinárias como o tempero e o preparo, priorizando alimentos frescos e nutritivos.
Os primeiros dias oficiais do evento foram marcados pela presença de grandes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Eric Jaquin, Thiago Castanho e Dayse Paparoto, os quais ministraram aulas-show para o público presente no Boulevard, que pôde degustar os resultados finais das receitas – entre elas, camarões com tomate cereja e ervas frescas, açaí com camarão e cuscuz paulista com camarão.
“É a terceira vez que venho para Ilhabela, e este ano estou ainda mais surpreso. Nunca vi algo assim, uma avenida gastronômica, incrível”, destacou o chef Eric Jaquin, após sua aula-show, uma das mais lotadas do evento.
Para trazer a atmosfera aconchegante e intimista proposta pela organização deste ano, os shows foram escolhidos a dedo, e logo na primeira sexta-feira do festival, Benito Di Paula, célebre cantor e compositor brasileiro, abriu as apresentações musicais no palco Sul. Outros nomes também passaram pelo Boulevard do Camarão, como César Cardoso, Jazz Stratotarta e Maestro Jotta.
“Superou muito nossas expectativas. Mesmo com a chuva na sexta-feira, o espaço Boulevard lotou; no sábado e domingo o espaço continuou cheio. Tivemos uma média de 11 mil pessoas circulando pelo espaço durante os três dias. Ano passado foram cerca de 15 mil, ou seja, não há dúvidas de que vamos superar facilmente esse número. A estimativa é de que teremos mais de 20 mil visitantes no festival este ano”, comentou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Morais.
Lembrando que o festival segue até o dia 26. Diariamente, os 47 restaurantes participantes servem os pratos divulgados, à base de camarão, e na próxima sexta-feira (24), o Boulevard do Camarão reabre para novas aulas-show. Além disso, haverá a venda de quitutes e pratos elaborados com o crustáceo nos estandes do Boulevard, e novas apresentações musicais são aguardadas, com nomes como 14 Bis, Sá e Guarabyra e a banda Brazilian Jazz.
“Estamos satisfeitos de ver como o aproveitamento das estruturas utilizadas no Race Village, durante a Semana de Vela, ajudou para a economicidade deste evento, e deu ao Boulevard do Camarão um formato intimista e agradável. O Festival do Camarão ainda está na metade, mas já dá claros sinais de sucesso e continuidade para os próximos anos” pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini
Comentários
Postar um comentário