Ilhabela esquenta a baixa temporada: recebe 100 mil pessoas e fatura R$ 150 milhões em julho






Sucesso da 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Internacional de Vela e Race Village fazem julho de 2018 entrar para a história do turismo e esporte da cidade



Julho de 2018 entra para a história do turismo e esporte de Ilhabela. Com a 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana Internacional de Vela e o Race Village, o mês náutico ultrapassou as expectativas. A cidade recebeu mais de 100 mil visitantes e atingiu a casa dos R$ 150 milhões em faturamento. Para manter tantos turistas e os moradores locais integrados e entretidos, o Centro Histórico recebeu shows variados, com artistas do nível de Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, sete sessões diárias de cinema, além de exposições, passeios e apresentações. Tudo grátis.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, para oferecer a estrutura montada nos 5 mil metros quadrados do Race Village e suas atrações, a Prefeitura investiu R$ 4 milhões. “O aporte se justifica pelos resultados alcançados. Nosso objetivo é fazer bem feito e em alto padrão para mostrar nosso potencial e atrair parceiros, que já estão aparecendo. Vários empresários já entraram em contato interessados em participar do mês náutico de 2019”, avaliou o secretário, mencionando ainda que, além dos artistas, o evento contou com referências no universo náutico como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras, entre outros.



Inverno quente

O mês de julho é classificado como de baixa temporada no litoral. Para Ilhabela, contudo, o inverno foi quente. Levando em conta apenas os dois finais de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu os 95%, segundo dados da Associação Comercial local. Na média mensal, a porcentagem se manteve em 80%. São números que colocam a cidade em patamar de igualdade a destinos tradicionais para o período, como Campos do Jordão, por exemplo.

Muitos turistas visitaram a cidade atraídos pelas variadas atrações do Race Village, como comprovam os números. O Hospitality Boat, escuna que levou o público diariamente para acompanhar as regatas a partir do Píer da Vila, recebeu 1.030 passageiros em 11 dias. Em terra, o cinema reuniu 10,5 mil pessoas ao longo do mês. Na noite do dia 23, sete mil espectadores acompanharam o show do Paralamas do Sucesso, público recorde da temporada 2018. No dia 27, o sambista Diogo Nogueira levou mais cinco mil pessoas para o Centro Histórico.

O prefeito Márcio Tenório apontou uma curva ascendente do turismo em julho na ilha desde o ano passado, quando a Semana de Vela saiu de dentro do Yatch Club e foi para o Race Village. “Com as atividades no mar e em terra, integramos turistas, moradores e velejadores, além de gerar mais emprego e renda à nossa população na baixa temporada”, destacou o chefe do Executivo, lembrando que na inauguração do espaço – instalado no Centro Histórico da cidade –, na noite de 7 de julho, somente o show do rapper Gabriel, o Pensador atraiu cinco mil pessoas.



Mais eventos esportivos

José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer, ressalta que os números superlativos obtidos no mês náutico reafirmam Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Não por acaso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela 2018, a cidade sediará eventos esportivos de âmbito nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019). “Somente na Semana de Monotipos, no início de julho, reunimos 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes e fizemos 45 regatas. Na Semana de Vela foram 120 barcos, cerca de mil velejadores, e mais 80 regatas. Isso comprova o potencial para mais eventos esportivos de relevância na cidade”, garantiu.

A 45ª Semana de Vela foi especial em termos de integração terra e mar. Durante cinco dias consecutivos, todas as regatas (incluindo as disputas da Ilhabela Cup) ocorreram no Canal de São Sebastião, diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis –, e também informação esportiva em tempo real. A 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela já tem data definida, será no período de 13 a 20 de julho de 2019. “Vivemos uma situação que sempre esperamos acontecer: ter visibilidade do esporte e aproximar a vela do público com a possibilidade de as pessoas assistirem as regatas. Participo da Semana de Vela de Ilhabela há 35 anos e foi a primeira vez que conseguimos montar as raias no Canal de São Sebastião por cinco dias consecutivos. As grandes competições ao redor do mundo contam com transmissão ao vivo e agora nós subimos vários degraus nessa escala de importância”, informou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas do maior evento náutico da América Latina, que terminou no sábado (28).

Pela primeira vez em 45 anos de história, a Semana de Vela de Ilhabela teve transmissão ao vivo das regatas, com imagens e locução exibidas em dois telões instalados no Race Village, além da possibilidade de acessar pelo Facebook das Secretarias Municipais de Esporte e do Turismo. “Trabalhamos em 12 pessoas. A equipe é composta de câmeras, drones, produção, técnicos de elétrica e engenharia, sem contar o locutor e editor. A evolução tecnológica permite mostrar em tempo real tudo o que acontece de dentro do barco”, explicou Carla Lima, diretora da Lima Filmes, empresa responsável pela transmissão de 12 horas de regatas. Além dos vídeos, foi possível acompanhar a evolução dos barcos em tempo real por meio de mapas. O serviço, realizado pela Comunicação 3, teve 47 mil acessos no Brasil e mais 12 países.

Para acessar as informações das regatas ou as imagens transmitidas para o Facebook, os visitantes do Race Village tinham à disposição uma rede gratuita de internet. Para entrar no wi-fi disponibilizado pela Prefeitura era necessário apenas fazer um cadastro. Segundo dados da Linktel, parceira da Administração dessa ação, foram feitos 2.450 cadastros. Ao todo, foram registrados 345 Gigas de download e 102 Gigas de upload no espaço montado no Centro Histórico.



Michelangelo

A exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo”, continua aberta até outubro. Instalada no Centro Cultural da Vila, reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis, de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h



Outras atrações na Vila

Somente o Race Village recebeu perto de 70 mil pessoas no mês náutico. O espaço teve atrações grátis ao longo de todo o dia, entre 6 e 29 de julho, como o estande da Marinha do Brasil. Na área era possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro, itens relacionados a mergulho e navegação, além de uma maquete de aproximadamente 1,5m de comprimento representando o submarino nuclear da Marinha do Brasil, projeto que, se aprovado, deve ficar pronto em 2028. Para as crianças, a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), ofereceu livros variados, muito desenho para colorir e uma oficina de slackline com vista privilegiada para o mar.

O espaço instalado no Centro Histórico ainda reuniu estandes de Moda Sustentável, onde foi possível conhecer e comprar produtos confeccionados a partir de roupas jeans e retalhos feitos por um projeto nascido em 2017, na ilha, e posteriormente unido à ONG Florescer, de São Paulo. No espaço do ‘Meu Copo Eco’ foram oferecidos copos para compra ou ‘aluguel’ (pagando caução se recebia o dinheiro de volta na devolução). No estande do Turismo – Circuito Litoral Norte, era feita a inscrição para o Hospitality Boat, embarcação que zarpava diariamente do Píer da Vila para acompanhar as regatas (no sábado, dia 28, foram duas escunas), além do media center, estande das TVs Band e Rede TV e o espaço para palestras, que recebeu nomes como o dos jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, Júlio Cardoso, Lars Grael e Amyr Klink, entre outros.



Números:

De Ilhabela em julho
100 mil visitantes
150 milhões de faturamento
80% de ocupação média da rede hoteleira
95% de ocupação nos dois finais de semana da Semana de Vela



Do Race Village
68.230 pessoas durante 24 dias de julho
18 shows | 49,5 mil pessoas
12 palestras | 2,4 mil pessoas
146 sessões de cinema | 10,5 mil pessoas
12 passeios de escuna | 1.030 pessoas
345 Gigas de download
102 Gigas de upload



Semana de Vela
120 barcos
1.000 velejadores
80 regatas
12 horas de transmissão ao vivo



Semana de Monotipos
200 barcos
300 velejadores
45 regatas



Premiação

A festa de premiação da Semana de Vela de Ilhabela foi realizada na noite de sábado (28), no Race Village. O grande campeão foi o barco Crioula, comandado por Eduardo Plass, que também bateu o recorde da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – na abertura da competição –, e levantou o troféu de campeão sul-americano de ORC, disputado paralelamente.

Na Classe HPE, o Ginga conquistou o pentacampeonato da Semana de Vela. Comandando por Breno Chvaicer e composto por tripulantes de Ilhabela, venceu as sete regatas disputadas em 2018. Já o Caiçara UV.Line, comandado por Marcos de Oliveira Cesar, conquistou o título do Campeonato Brasileiro de C-30, também disputado paralelamente em Ilhabela, e ganhou a classe na Semana de Vela.



Turismo

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas