Ilhabela forma Conselhos Locais de Saúde
Conselho da Água Branca completou um ano
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a mobilização da população para compor os Conselhos Locais de Saúde.
Os Conselhos Locais são descentralizados e abertos à participação da comunidade. “Esses conselhos são uma importante ferramenta para que o Poder Público e a sociedade civil organizada possam manter e discutir com transparência as necessidades de cada região do município, tendo como base o entorno das Unidades Básicas de Saúde”, declarou o prefeito Márcio Tenório.
O município conta hoje com dois Conselhos Locais formados e um, em fase de mobilização. “O primeiro deles é o da Água Branca (um ano), o segundo o da Barra Velha (baixa), e o terceiro que começa a nascer é o do Itaquanduba. Na composição desses conselhos é de 50% da sociedade civil, 25% de gestão em saúde e 25% profissionais da saúde”, explicou o secretário de Saúde, Osvaldo Julião.
Um dos objetivos no município é que integrantes dos Conselhos Locais, possam ocupar cadeiras no Comus (Conselho Municipal de Saúde). “Os Conselhos Locais irão trabalhar na construção de soluções dos problemas de cada unidade de saúde e garantindo o controle social e a participação da sociedade nas ações de saúde”, finalizou Julião.
Além disso, cada região tem características e necessidades distintas, que serão melhor analisadas individualmente.
As reuniões dos Conselhos Locais são abertas ao público. A próxima reunião da Água Branca será no próximo dia 28, às 17h; da Barra Velha no dia 5 de setembro, às 18h.
Comentários
Postar um comentário