Projetos “Exposição Internacional do Bambu” e “Ilhabela In Jazz” são aprovados na Câmara
Dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo de Ilhabela foram aprovados na noite desta terça-feira (21), em sessão extraordinária na Câmara Municipal. Trata-se dos projetos dos eventos “Exposição Internacional do Bambu” e “Ilhabela In Jazz”.
“São dois importantes eventos para o nosso município, que movimentarão o nosso comércio e estimularão o turismo, gerando emprego e renda para a nossa gente. Apoiamos ações voltados à valorização das comunidades tradicionais, como por exemplo, o Projeto Bambu, em Ilha de Vitória. É essa valorização do povo caiçara que realmente é prioridade na nossa gestão”, disse o prefeito Márcio Tenório.
Ilhabela In Jazz
A justificativa do “Ilhabela In Jazz” ser realizado nos dias 28 e 29 de setembro e nos dias 5 e 6 de outubro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, é porque faz parte do calendário oficial do município, e já se tornou tradicional na cidade.
Com isso, o evento também tem aumentado a visitação e contribuído consideravelmente para a movimentação do comércio local, além de promover uma ampla divulgação da cidade, inclusive internacionalmente.
Exposição Internacional do Bambu
Já a “Exposição Internacional do Bambu””, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, tem por objetivo apresentar o bambu em todas as suas potencialidades. A ideia é também apresentar possibilidades de uso como material de designer, tanto em forma natural, em substituição a outros materiais, quanto como reforço a outros produtos.
Outro importante objetivo é o de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, o plantio, o cultivo, o manejo sustentável, os serviços ambientais e as aplicações dos produtos e subprodutos do bambu.
Prêmio Progredir
O município de Ilhabela foi classificado na primeira fase do Prêmio Progredir, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social como um dos 50 melhores projetos da região Sudeste, em fevereiro deste ano. O foco do prêmio é reconhecer e valorizar ações locais de desenvolvimento de capacidades de inserção no mundo do trabalho dos integrantes de famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social, a fim de suscitar, reforçar ou sustentar a autonomia socioeconômica dos atendidos.
Ilhabela participou através de projetos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social da Prefeitura. Fizeram parte os projetos ‘Juçara’, ‘Bambu’, ‘Pescado’ e ‘Tribuzana’.
O Projeto Bambu é feito na Ilha de Vitória e visa contribuir para a superação da condição de vulnerabilidade das famílias a partir do incentivo e da instrumentalização da comunidade para o manejo sustentável do bambu e da inserção produtiva.
“É um grande orgulho administrar uma cidade que busca constantemente por melhorias nas Comunidades Tradicionais. Através destes projetos podemos proporcionar alternativas de renda para esses moradores, melhorando assim a qualidade de vida”, conclui o prefeito Márcio Tenório.
Comentários
Postar um comentário