Prefeito reitera intenção em renovar convênio com a Santa Casa
Instituição é beneficiada com o repasse mensal de R$ 6 milhões da Administração
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado do secretário de Saúde Osvaldo Julião e do adjunto da pasta, Gustavo Barboni, interventor da Santa Casa, participou na manhã desta sexta-feira (31), da cerimônia em comemoração aos 75 anos da instituição e inauguração das obras de modernização e reiterou o compromisso de dar continuidade ao convênio com o hospital, a expirar em dezembro deste ano.
Segundo Tenório, a parceria com a Prefeitura resulta em uma ótima prestação de serviço à população. Conhecido como Marcinho da Saúde, por ter atuado por muitos anos nessa área, o prefeito falou do carinho que tem pela instituição (beneficiada com o repasse mensal de R$ 6 milhões pela Administração), na qual foi atendido como cidadão e pode participar na então condição de diretor municipal de Saúde. “Pela passagem que tive na Saúde, tenho condição de falar da importância da Santa Casa para a saúde da nossa população”.
Além de reiterar sua intenção em renovar o convênio com a entidade, o chefe do Poder Executivo falou dos avanços alcançados na saúde, como a implantação da UTI em 100 dias de gestão, a entrega de 17 novos carros para a frota do PSF (Programa Saúde da Família), e convidou a comunidade para participar da inauguração do Centro de Referência da Mulher, às 10h, do dia 15 de setembro. O Centro é um importante local de diagnóstico precoce e saúde da mulher, pois terá mamógrafo, densitômetro, ultrassonografia e radiografia.
O secretário Osvaldo Julião afirmou ter um vínculo com a Santa Casa, visto que três de suas filhas nasceram lá. Disse, ainda, que um dos principais pilares da Saúde no município é investir ainda mais na humanização no atendimento, como já acontece na parceria com o hospital.
O adjunto da pasta, Barboni, por sua vez, destacou a importância da entidade filantrópica e que sua história precisa ser lembrada. Ele também antecipou decisão do prefeito de entregar mais uma ambulância UTI em setembro para a população.
César De Túlio informou que o hospital readquiriu Certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área de Saúde (Cebas), e agradeceu o apoio do interventor e adjunto de Saúde.
A cerimônia contou com a benção do padre Mateus Martins de Almeida e marcou o aniversário do hospital, fundado em 2 de setembro de 1943 como Santa Casa de Misericórdia de Formosa; na década de 70 virou Hospital Geral. Na oportunidade a instituição homenageou dois de seus ex-funcionários, Maria da Silva Albuquerque, a Dona Izanil (primeira enfermeira do arquipélago), e Geraldo Gomes Pinna (um dos primeiros médicos do município).
Participaram da solenidade além do prefeito Márcio Tenório e dos secretários Osvaldo Julião e seu adjunto Gustave Barboni, os secretários Juliana Louro (Planejamento de Gestão Estratégica), Ricardo Fazzini (Desenvolvimento Econômico e do Turismo), Tiago Corrêa (Gestão Financeira), Thiago Souza (Serviços Urbanos), e os vereadores Gabriel Rocha, Nanci Zanato, Luiz Paladino, Marquinhos Guti, Mateus Pestana, Vando da Vila e Anísio Oliveira, além do provedor da Santa Casa, César De Túlio.
Comentários
Postar um comentário