Celafiscs realiza “teste da bicicleta” aberto ao público neste sábado em Ilhabela



Foto: PMI

Legenda: Alunos passam por avaliações nas escolas José Antonio Verzegnassi e Professora Eva Esperança Silva





Avaliação agora conta com intervenção e devolutivas das avaliações



Completando 40 anos de avaliações com o “teste da bicicleta” em Ilhabela, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), realiza neste sábado (20), das 8h às 12h, na E.M. Professora Eva Esperança a avaliação aberta ao público, do Projeto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela, conhecido popularmente como o “Teste da Bicicleta”.



O teste tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, o desenvolvimento, a aptidão física e o nível de atividade física de escolares em região de baixo nível socioeconômico, resultando um grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, contribuindo para os benefícios salutares nesta população. “Este é o único em toda América do Sul que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianças dos 7 aos 18 anos de idade, duas vezes ao ano. Os dados coletados em nossa cidade são usados como referência para todo o Brasil, pelas cidades que desejam avaliar o crescimento e o desenvolvimento de sua população utilizando os parâmetros aqui avaliados”, disse o prefeito, Márcio Tenório.



Neste ano, o Celafiscs introduziu uma novidade aos alunos das unidades escolares avaliadas. “Inserimos no programa uma intervenção, que tem com objetivo conscientizar da importância salutar da realização do “Teste da Bicicleta” e a devolutiva das avaliações realizadas com esse segmento populacional, o qual tem contribuído para o avanço e o progresso contínuo das Ciências Esportes visando a saúde em âmbito nacional e internacional”, explicou o presidente e coordenador do Celafiscs, Victor Matsudo.



As intervenções ocorreram no dia 16 (terça-feira), para os alunos da E.M. Professor José Antonio Verzegnassi, (manhã e tarde), e no dia 18 (quinta-feira), na E.M. Professora Eva Esperança Silva (manhã e tarde).



As ações foram norteadas pelas professoras pesquisadoras da equipe (Celafiscs), Bianca Regina de Oliveira, Kelly Cristina Farias de Souza. “Essa devolutiva é muito importante. As crianças muitas vezes passam o tempo livre em frente às telas, fazendo as refeições diante de computadores, tabletes ou videogames e deixando de praticar esportes e de ingerir alimentos saudáveis”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.



O coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino, Leonardo Zanzini, ressalta que o projeto está alinhado com os da Secretaria de Educação. “O projeto, e nós professores de Educação Física, temos o mesmo objetivo: conscientizar os alunos a terem uma vida saudável com alimentação balanceada e atividades físicas, e promover nas escolas muitas brincadeiras e atividades que deixem os alunos em movimento”.



O Celafiscs agradece o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Educação, sob a atual secretária Yeda Lopes; a assessoria do coordenador de Educação, Física Leonardo Scarpa Zanzini e do coordenador das Escolas de Tempo Integral, João Paulo de Souza, referente as escolas de ensino municipal atualmente (E.M. Professor José Antonio Verzegnassi e a E.M. Professora Eva Esperança Silva); e ainda à parceria da Secretaria Estadual de Educação de Estado de São Paulo, com a dirigente regional de Ensino da Região de Caraguatatuba, professora Edina Paula Roma Teixeira no que diz respeito a s escolas estaduais.

Comentários

Postagens mais visitadas