Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz mais conhecimento para Ilhabela



Fotos: PMI

Legenda: Palestra da pesquisadora, Kathia Cristhina Sonoda, na E.M. Paulo Renato





A SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) de 2018 tem como tema a redução das desigualdades e o papel da mulher na ciência. Dentro de sua programação foram selecionados 20 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Sergipe e Distrito Federal para receberem as palestras.



Ilhabela foi contemplada com três delas ministradas pela pesquisadora Kathia Cristhina Sonoda, com o assunto “A Ciência dos Insetos Aquáticos”, na E.M. Paulo Renato; no Paço Municipal; e na sede do Parque Estadual, na última quarta-feira (17).



O objetivo da Semana, que vem ocorrendo desde o dia 15, é despertar o lado inquiridor dos alunos e estimulá-los a seguir a carreira de cientista.



O trabalho da pesquisadora Kathia Sonoda, baseia-se em informações obtidas através dos insetos aquáticos, que de acordo com suas proporções (de indivíduos taxonômicos ou de categorias alimentares) na comunidade, em determinadas situações, indicam a qualidade do ecossistema.



Para a pesquisadora aprender é muito prazeroso, e também uma evolução constante. “Há tantas coisas que o homem conseguiu entender o funcionamento e, em muitos casos, criou mecanismos mecânicos, computacionais, remédios e hipóteses baseados nas pesquisas suas ou de outros”, destacou Sonoda.



Sobre os insetos aquáticos



Os insetos aquáticos vivem em praticamente todos os ambientes aquáticos ao redor do Globo, há espécimenes que conseguem sobreviver em ambientes desérticos, outros em ambientes com temperaturas negativas, outros em água salgada, alguns em ambientes severamente poluídos.



Há uma grande diversidade de formas, principalmente entre as larvas, compridas, com pernas, finas, abauladas, construtoras de casas (para isso utilizam pequenos grãos de areia, cortam gravetinhos), algumas são enroladas como as conchas de moluscos.



Os insetos possuem grande importância ecológica porque atuam como elo na teia alimentar, atuando como consumidores primários, predadores ou detritívoros. Uma das categorias alimentares que recebe grande destaque são os picadores, como o próprio nome diz, cortam os alimentos que são constituídos por matéria orgânica vegetal, principalmente aquela proveniente de mata riparia. Sendo assim, sua presença indica um bom estado de conservação desta vegetação e sua ausência, por sua vez, aponta uma baixa qualidade do ecossistema.



Outra forma fácil de identificar a qualidade do ambiente é observar se há uma elevada quantidade de larvas vermelhas no sedimento do fundo dos córregos. Por terem hemoglobina, conseguem captar oxigênio da água de forma mais eficiente que outras larvas, e isso propicia sua resistência à poluição e são consideradas indicadores biológicos de água pouco oxigenada.



Exemplos de insetos comumente conhecidos são libélulas, borrachudos e outros hematófagos, barata d’água.



Os projetos de pesquisas são os mais variados, voltados para agricultura, não somente os grandes latifundiários, mas também a agricultura familiar, visando melhorar as condições de vida no campo aliada ao cuidado ambiental, possibilitando um uso prolongado e consciente.

Comentários

Postagens mais visitadas