Defesa Civil de Ilhabela trabalha em ocorrências após fortes chuvas



Imagem/Arte: Divulgação / PMI

Legenda: Corpo de Bombeiros atendeu chamado de dois jovens atingidos por raio; um deles faleceu





A Defesa Civil ilhéu trabalha, desde ontem (20), para conter os estragos causados pelas fortes chuvas que acometeram a cidade à noite. Sete funcionários, divididos em dois grupos, atenderam 12 ocorrências de quedas de árvores em diversos bairros desde às 22h.



A estrada que dá acesso à Comunidade Tradicional de Castelhanos foi liberada nessa manhã; nenhuma comunidade está isolada.



A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco do município e orienta que moradores e turistas evitem 12 áreas, distribuídas em quatro núcleos: Morro dos Mineiros, Cantagalo, Buraco do Morcego e Engenho Novo.



O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, falou sobre os atendimentos. “Quero parabenizar, mais uma vez, o árduo trabalho realizado pela Defesa Civil de nossa cidade, que não mediu esforços para atender dezenas de ocorrências. Parabenizo o chefe da Defesa Civil, Leopoldo Moreira, o Marcos Zerbeto, e toda a equipe. Estou contente em saber que os novos equipamentos que adquirimos recentemente estão sendo muito úteis ao trabalho. Também aproveito para parabenizar o trabalho do Dito Dória no atendimento às comunidades tradicionais, e ao Gerson, da equipe de resgate da Saúde, no socorro aos pacientes das comunidades de difícil acesso”, ressaltou. “Em nome de nossa população, deixo aqui nossa gratidão”.



Raio atinge barraca

Dois jovens de 17 anos foram atingidos por um raio enquanto acampavam no Pico do Baepi, que possui 1.048m de altitude.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, V.M.B acionou o resgate próximo às 22h30, após recobrar a consciência, já que teria desmaiado; ele ainda apresentava sinais de hipotermia e formigamento. O resgate foi finalizado às 6h de hoje (21), e V.M.B deu entrada no Hospital Municipal, foi medicado, e liberado.



Já o outro jovem, F.F, não apresentava sinais vitais no momento em que os bombeiros chegaram ao local onde estavam e faleceu antes mesmo de chegar ao hospital. Seu corpo foi encaminhado ao IML de São Sebastião.



O chefe do Executivo ilhéu comentou a triste ocorrência e prestou solidariedade às famílias das vítimas. “Nesse triste acontecimento, que culminou com a morte de um jovem de 17 anos, após sua barraca ser atingida por um raio, durante a forte chuva da noite deste domingo, o trabalho do Corpo de Bombeiros foi mais uma vez importantíssimo. Após serem acionados, os bombeiros subiram o íngreme Pico do Baepi e passaram a madrugada fazendo a operação de resgate. Conseguiram salvar o segundo jovem, encontrado em estado de hipotermia e que ao recobrar a consciência conseguiu pedir socorro. Lamentamos muito a ocorrência e deixamos nossa solidariedade à família da vítima e, ao mesmo tempo, parabenizamos a equipe dos bombeiros pelo empenho em salvar vidas. Na figura do comandante do Grupamento dos Bombeiros na Ilha, tenente André Smid, e do comandante no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Newton Kruger, agradecemos toda a corporação pela dedicação. Deixamos todo o nosso reconhecimento em nome da população de nossa cidade”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas