Sucesso em Ilhabela, Brasil Ride Trail Run Series atrai centenas de pessoas de mais de dez estados
Fotos: Ronald Kraag
O Brasil Ride Trail Run Series, realizado no último final de semana, em Ilhabela, foi um grande sucesso. A prova reuniu centenas de pessoas, vindas de mais de dez estados diferentes. Enquanto ciclistas competiam o Warm Up Ilhabela de MTB, os corredores disputavam a segunda etapa do Brasil Ride Trail Run Series.
A corrida de montanha teve dois percursos, um de 19km e outro de 7,5km, exigindo esforço dos competidores. Na principal disputa, a longa, Fredson Gonçalves e Luanna Teixeira foram os campeões. Já na curta, os mais rápidos a cruzar a linha de chegada foram Claudiano Pires e a atleta local, Geisla Moraes.
Natural de São Sebastião, Fredson Gonçalves superou em pouco mais de um minuto seus dois principais concorrentes ao título. Enquanto Gonçalves concluiu os 19km em 2h2min6seg, André Costa e Rafael Silva vieram logo em seguida, em 2h3min27seg e 2h4min, respectivamente, completando o top três da distância. A prova se decidiu logo após a metade, quando os atletas atingiram dez quilômetros.
Na disputa feminina da longa, o título ficou com Luanna Teixeira, de Sapucaí-Mirim (MG). Ela concluiu o percurso em 2h31min8seg. Marilda Alves em 2h34min46seg e Viviane Poltronieri, com 2h41min20seg, completando o top três. “O percurso era pesado, técnico e desafiador. Após 11km, a vice-líder encostou em mim, no momento em que parei para me hidratar. Corremos um certo tempo juntas, mas forcei o ritmo em uma subida curta em mata fechada e consegui escapar. Cheguei bem para garantir a vitória”, disse Luanna, que pela primeira vez competiu no Brasil Ride, após dois anos disputando corridas de montanha.
Correndo em busca de uma vida saudável, a presença do Brasil Ride Trail Run Series em Ilhabela ajudou a alterar a forma como os moradores da cidade encaram a corrida e as competições. No grupo Life 4 Fun, que esteve presente em 2018, na estreia do evento, o perfil dos corredores demonstrou evolução. “Em 2019 estamos com 30 atletas participando da competição. Porém, se no ano passado todos competiram na curta, desta vez temos nove inscritos na longa. Estamos super felizes por curtir esse evento”, disse Daniela de Castro, organizadora da equipe de corrida. “Essa prova foi legal porque o nosso treinador, o Ricardo, acompanhou minha mãe, de 65 anos, em sua estreia na Trail Run”.
O secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, que esteve presente na competição, comemorou a grande participação de atletas locais.
O sucesso dessa segunda edição do Brasil Ride em Ilhabela fez a organização confirmar sua realização em 2020. A intenção é de que a prova tenha ainda mais atrações. “Assim como no mountain bike, que terá algumas novas atrações em 2020, na corrida de montanha também teremos novidades, como a corrida kids e a caminhada de rua, para atrair ainda mais participantes, interessados na prática de atividades físicas”, comentou Rafael Campos, diretor de prova da Brasil Ride.
“Desenhamos as provas pensando nos dois extremos do nosso público. Desde os atletas com mais experiência e focados em performance, com percurso desafiador, até os iniciantes que querem fazer pela primeira vez uma prova como essa, caso de gente que fez os 7,5km da curta caminhando, mas que curte, por ser uma experiência diferente de caminhar por trilhas em matas, algo que a corrida de rua não propicia. Essa é uma preocupação nossa quando montamos nosso percurso em todas as etapas da Trail Run Series”, completou Campos.
Do Mato Grosso do Sul para Ilhabela (muitos atletas aproveitaram a prova para conhecer a cidade); foi o caso das amigas Adriana Vaz e Carla Bardella. Elas vieram aproveitar o Litoral Norte de São Paulo e ainda participar da Trail Run Series. “Sou de Costa Rica (MS) e conheci a prova em 2018, graças a um convite da Adriana para competir na etapa que teve lá durante o Pré-Mundial de Mountain Bike. Amei a prova, com uma organização ótima. Escolhemos vir para cá porque é aniversário dela na terça-feira (7). Então, viemos comemorar”, disse Carla.
“Conheci a Trail Run em 2015, quando fui para Botucatu (SP), competir no Festival Brasil Ride. De lá para cá, troquei a bicicleta pela corrida de montanha e já são quatro anos competindo em diversas etapas da Brasil Ride. Na etapa de Costa Rica, no ano passado, o Mario Roma me convidou para ser a embaixadora e eu aceitei o convite”, disse Drica Vaz. “Meu hobby é correr e conhecer lugares novos, como é o caso de Ilhabela. Foi incrível correr aqui com esse visual”, completou.
O sucesso da etapa em Ilhabela também se deu pelo apoio da organização e da gestão com o projeto Seu Lixo Meu, que realizou atividades de educação ambiental e mutirão de limpeza nos dois primeiros dias do evento, visando a conscientização das crianças do município e dos competidores da prova.
Sem contar que no evento não pôde ser utilizado nenhum tipo de embalagem descartável, como copo ou garrafa plástica, tanto no percurso, quanto na chegada (dispersão). Cada atleta levou seu próprio recipiente para se abastecer nos pontos de hidratação. Na linha de chegada todos receberam uma caneca. A ação evitou a utilização de mais de 6,5 mil copos descartáveis.
Para conferir todos os resultados da prova da segunda etapa da Trail Run Series, acesse: http://www.brasilride.com.br/results?prova=TrailRunilhabela2.
Comentários
Postar um comentário