Chegou ao fim, neste domingo (28), o Race Village, espaço instalado no Centro Histórico de Ilhabela por 23 dias, cercado por turistas,









comunidade local e atletas desde o início de julho, mês náutico de 2019,
cuja principal competição foi a Semana Internacional de Vela, que contou
com um grande crescimento de número de visitantes em relação ao ano
anterior no local.
O evento durante esses dias, disponibilizou diversas atrações gratuitas,
entre shows, palestras, feira literária, sala de cinema, entre outras.
Apenas nos dez primeiros dias de atividades, 30 mil pessoas passaram
pelo espaço de convivência. Os shows e palestras receberam bom público
todas as noites.
O crescimento no número de visitantes no Race Village é reflexo do
grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e
também com o aumento do número de atividades. Neste ano, o espaço de
convivência recebeu 100 eventos até o dia 28 de julho, um incremento de
150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. Os dados
são superlativos em diversas áreas. A curva ascendente mais
significativa em relação a 2018 vem dos shows: 75% maior. Cresceu de 18
no ano passado para 32 apresentações este ano.
Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo
para restaurar as características geográficas e culturais do local), a
secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo
explica o novo layout e arquitetura do Race Village. “Procuramos
impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de
as pessoas conviverem no espaço próximo ao píer da Vila”, relata a
secretária, lembrando que a montagem permite que o público transite com
mais liberdade pelos estandes. “Também buscamos racionalizar custos.
Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre
outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a
qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalha.
Mais desafios para o turismo em Ilhabela – Para a secretária, o trabalho
iniciado neste ano segue a orientação para que o município tenha
realmente ‘a cara’ do conceito implícito no slogan ‘Vida Natural’,
valorizando a vocação turística de terra e mar. E não ficará restrito ao
mês náutico. Entre os principais projetos estão a implantação de
estrutura para observação de pássaros, o Birdwatching, com a construção
de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas
de Mata Atlântica conservada do mundo; a qualificação dos guias e
certificação dos barcos para avistamento de baleias e o projeto ‘Comer e
Morar’, com a preservação e valorização da cultura e culinária em uma
das últimas vilas de caiçaras do Litoral Norte, em Castelhanos.

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