Avanço de Ilhabela em programa estadual é apresentado em reunião do Conselho de Meio Ambiente





Fotos: Divulgação / PMI





O arquipélago ficou na 76ª posição no ranking, 255 posições a mais do que em 2017, na qual ocupou a 331ª colocação



Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela apresentaram, recentemente, os dados da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo estadual, para os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e presentes no encontro, no Paço Municipal, no Perequê.

O Programa Município VerdeAzul é uma iniciativa cujo propósito é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Em 2018, Ilhabela teve sua melhor colocação desde que começou a participar do programa: ficou na 76ª posição no ranking, 255 posições a mais do que em 2017, na qual ocupou a 331ª colocação.

De acordo com o programa, que tem como diretivas: arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutura ambiental, estrutura e educação ambiental, gestão das águas e outros, o arquipélago evoluiu 287,4%, totalizando 76.70 pontos.

Ilhabela é a segunda cidade do Litoral Norte melhor classificada, e também, está na frente de quatro, das cinco cidades, com os maiores Produtos Internos Brutos (PIB’s) do País no estado (informações da revista Exame).

Este ano, o arquipélago qualificou-se, pela primeira vez, para a certificação do programa. A pontuação mínima para a qualificação é de 40 pontos e a cidade conseguiu atingir 51.81 pontos, informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que destacou algumas de suas ações que fizeram os números ilhéus alavancarem: criação da primeira floresta urbana; implantação do Espaço Árvore; reflorestamento de áreas degradadas; cumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental; ações de educação ambiental (palestras e oficinas), promovidas em parceria com a Secretaria de Educação; criação da primeira nascente modelo; ações de recuperação de duas nascentes em áreas de vulnerabilidade; desenvolvimento de instalações modelos (construções sustentáveis), como o prédio do estacionamento de Castelhanos e muitos outros.

A Administração evidencia ainda o aumento no número de fiscais municipais e, consequentemente, da fiscalização; capacitação de funcionários do Viveiro Municipal Aroeira; aumento da cobertura vegetal nativa por meio de plantios na área urbana e recuperação de jundu (vegetação litorânea que cresce em áreas não alagadas, nem salinas); extensão de ciclovias e ciclofaixas; adesão da Defesa Civil à Operação Corta-Fogo e treinamento das oficinas preparatórias da Operação Estiagem e Operação Verão; criação da Brigada de Incêndio; expansão de bituqueiras pela cidade e diversas outras ações e iniciativas.

“São inúmeros investimentos e empreendimentos que já estão colaborando ou colaborarão com a preservação do nosso arquipélago, que possui a maior mancha de Mata Atlântica insular preservada por lei do planeta, o nosso Parque Estadual”, ressalta a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Entre as últimas ações para preservação do meio ambiente estão: ser sede para cinco reuniões da Área de Preservação Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte sobre o Plano de Manejo, projeto Carona Legal, plantio de mudas nativas, ações de limpeza do oceano e participação em eventos ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas