Bairros de Ilhabela recebem reuniões sobre o orçamento municipal de 2020




A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Gestão Financeira desenvolveu um projeto, com o objetivo de ter a participação mais ativa da população para o orçamento de 2020. Durante essa semana, três bairros receberão a reunião, que tem como objetivo a participação popular.



Foram produzidas e entregues à população cartilhas e questionários, desenvolvidos para adultos e crianças, os materiais têm a finalidade de explicar ao munícipe o que é orçamento, quais as regras, as leis e o passo a passo da elaboração desse planejamento, no qual se espera a participação da comunidade.



Para definir as prioridades, é preciso diagnosticar e discutir as principais necessidades, de modo a garantir dinheiro para as despesas que sejam realmente necessárias para o bem da cidade. Para que esse dinheiro seja bem aplicado e beneficie a população, a Constituição exige um planejamento. É por meio dele que o cidadão fica sabendo onde o dinheiro recolhido dos impostos, taxas e contribuições é aplicado.



O munícipe encontrará neste trabalho, além do processo de elaboração do orçamento no âmbito do Poder Executivo, algumas ferramentas para auxiliar na elaboração de projetos que visem à solução de determinados problemas.



Os questionários recebidos pela população, serão a base para os trabalhos. Através deles serão identificados, debatidos os assuntos e decidir quais as prioridades de investimentos para sua região e que farão parte do Orçamento Público para o exercício de 2020. Em todas as áreas o munícipe poderá dar a sua contribuição.



Após a conclusão das sugestões apresentadas nessas reuniões de trabalho, a equipe técnica da Prefeitura irá consolidá-las para elaboração da peça orçamentária e posterior envio ao poder legislativo até o prazo final de 30 de setembro.



Após os trâmites, a população acompanha o processo da LOA (Lei orçamentária Anual) para garantir a reserva dos recursos para as demandas indicadas pelas comunidades e regiões. Mediante a participação de todos, poderá ser elaborado um orçamento público para o exercício de 2020, visando reduzir as desigualdades sociais por meio dos investimentos necessários e de acordo com as disponibilidades financeiras de Ilhabela.



Essa atividade é muito importante e possibilita conhecer mais de perto a realidade de cada região da cidade. Ao criar a construção do pensamento coletivo, poderemos enxergar quais bairros merecem maior intervenção do poder público.



As urnas para depósito dos questionários, estão divididas pelos bairros, nos mesmos locais onde acontecerão as reuniões, sempre a partir das 19h.



São Pedro, Vila e Itaguçu foram os bairros que já receberam a reunião do orçamento participativo. Hoje (26), a reunião será no bairro do Perequê.



Acompanhe as datas e locais das reuniões:



26/8 – Perequê

Paço Municipal

R. Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê



28/8 – Cocaia / Água Branca

Campo do Galera

Av. Cel. Vicente Faria Lima – Água Branca



29/8 – Green Park / Reino

E.M. José Benedito de Moraes

R. Florinha Maria de Jesus – Reino



09/9 – Barra Velha Baixa

E.M. Eurípedes da Silva Ferreira

R. Bahia, 205 – Barra Velha



11/9 – Praia Grande

E.M. Sebastião Leite da Silva

R. João Leite dos Santos, 333 – Bexiga



12/9 – Armação

E.M. Maria Leonor M Fazzini

Av. Leonardo Reale, 4080 – Armação



13/9 – Barra Velha Alta

E.M. Salvador Arena

R. Benedito Mariano Leite, 725 – Barra Velha



Castelhanos

A definir



Bonete

A definir

Comentários

Postagens mais visitadas