Foram produzidas e serão entregues a população cartilhas e questionários










A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Gestão Financeira desenvolveu um projeto, com o objetivo de ter a participação mais ativa da população para o orçamento de 2020.



Foram produzidas e serão entregues a população cartilhas e questionários. Desenvolvidas para adultos e crianças, os materiais têm a grande importância de explicar ao munícipe o que é orçamento, quais as regras, as leis e o passo a passo da elaboração desse planejamento, no qual se espera a participação da comunidade. “



Para definir as prioridades, é preciso diagnosticar e discutir as principais necessidades, de modo a garantir dinheiro para as despesas que sejam realmente necessárias para o bem da cidade. Para que esse dinheiro seja bem aplicado e beneficie a população, a Constituição exige um planejamento. É por meio dele que o cidadão fica sabendo onde o dinheiro recolhido dos impostos, taxas e contribuições é aplicado.



O munícipe encontrará neste trabalho, além do processo de elaboração do orçamento no âmbito do Poder Executivo, algumas ferramentas para auxiliar na elaboração de projetos que visem à solução de determinados problemas.



Os questionários recebidos pela população, serão a base para os trabalhos. Através deles serão identificados, debatidos os assuntos e decidir quais as prioridades de investimentos para sua região e que farão parte do Orçamento Público para o exercício de 2020. Em todas as áreas o munícipe poderá dar a sua contribuição.



Após a conclusão das sugestões apresentadas nessas reuniões de trabalho, a equipe técnica da Prefeitura irá consolidá-las para elaboração da peça orçamentária e posterior envio ao poder legislativo até o prazo final de 30 de setembro.



Após os trâmites, a população acompanha o processo da LOA (Lei orçamentária Anual) para garantir a reserva dos recursos para as demandas indicadas pelas comunidades e regiões. Mediante a participação de todos, poderá ser elaborado um orçamento público para o exercício de 2020, visando reduzir as desigualdades sociais por meio dos investimentos necessários e de acordo com as disponibilidades financeiras de Ilhabela.



Essa atividade é muito importante e possibilita conhecer mais de perto a realidade de cada região da cidade. Ao criar a construção do pensamento coletivo, poderemos enxergar quais bairros merecem maior intervenção do poder público.



A prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, enfatiza que, diferente do cenário vivenciado pela maioria dos munícipes brasileiros, nosso município se destaca pelo seu orçamento significativo. “Que exige da Administração a responsabilidade de uma gestão pautada no trato da coisa pública sob a observância do interesse coletivo e do comprometimento com a sustentabilidade de seu desempenho na expectativa de atender aos anseios da população”.

Comentários

Postagens mais visitadas