Prefeitura oficializa entrega do Marco da Paz












Ilhabela entregou oficialmente o monumento do Marco da Paz, no sábado (3), no Auditório do Paço Municipal, no Perequê.

O Marco da Paz é um monumento reconhecido internacionalmente como um símbolo de união dos povos por uma cultura de paz mundial. A iniciativa é uma parceria entre Diocese de Caraguatatuba, Prefeitura e Associação Comercial de São Paulo. Junto com o monumento, também foi inaugurada uma imagem de São José de Anchieta, apóstolo jesuíta decisivo na evangelização e pacificação dos conflitos da Confederação dos Tamoios, em terras de Iperoig, hoje Ubatuba, no ano de 1563.

Amir Massis, coordenador geral do Marco da Paz e diretor da Associação Comercial de São Paulo, contou a importância do feito, “Agradeço a todos aqui presentes, que se deslocaram de suas cidades, isso reflete em toda a energia para continuar caminhando rumo a disseminação da cultura da paz entre as pessoas e os povos, isso que nos torna melhor e faz ser diferente. Entendemos que a construção do marco do marco, não irá resolver todos os problemas que abrangem toda uma comunidade, cidade, estado ou país, mas é o início da solução destes cruciais problemas, pois começa com pelo menos um deles, que é a educação e a conscientização de que a paz e não violência é uma atitude, uma responsabilidade do qual todos nós podemos influir. ”

O secretário de Administração, Edivaldo Anízio, usou uma alusão de Machado de Assis, para falar sobre paz “ estamos gratos pela presença de todos, sobre o monumento, acredito que a paz não é um produto que conseguimos comprar, ela não vem pronta, ela é construída entre os povos e nações, em um esforço conjunto, com uma passagem de Machado de Assis, faço alusão do que quero dizer, ‘ a prece é uma escada misteriosa de Jacó: por ela sobem os pensamentos ao céu e por ela descem as divinas consolações’, assim entendemos que a subida dessa escada, deve ser árdua para que, cada eventual descida, traga batalhas conquistadas e um passo mais próximo da paz.”

Idealizador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, ficou emocionado, “ Em primeiro lugar, do fundo do meu coração, agradeço a Deus a nos integrar a esse feito, e fortalecendo a esperança da qualidade de vida. Para a humanidade hoje fica marcado um momento sagrado, e isso é algo que estamos construindo de mãos dadas, e com essas mesmas mãos, faremos o mundo com serenidade e amor que todos sonhamos. ”

O intuito foi de difundir e fomentar a crença e a cultura de paz propagada por São José de Anchieta e fazer a parceria com as quatro prefeituras, sendo também uma maneira de promover o turismo religioso. A primeira cidade a aderir foi Ubatuba em 2005, hoje Ilhabela ser tornou a segunda, entrando para o seleto circuito dos países que possuem o monumento certificado e que difunde a cultura de paz.

O monumento é composto por um arco, feito em concreto, que abriga um sino, aludindo à música da paz dos anjos e uma pomba da paz pousada sobre ele, representando a anunciação, além de uma placa com o globo terrestre, contento os mapas que simbolizam os cinco continentes da Terra e a fraternidade entre os povos. A partir de amanhã, Ilhabela entrará no circuito internacional e seleto que contará com um monumento certificado, possibilitando o acesso a uma rede mundial de contatos e o reconhecimento do município como uma das cidades que fomentam a cultura da paz.

São José de Anchieta

Além do Marco da Paz, será inaugurada uma imagem de São José de Anchieta, que teve papel fundamental no tratado de paz assinado com os índios em Iperoig. Para convencer os nativos que lideravam a temida Confederação dos Tamoios, José de Anchieta se fez refém e conquistou o respeito e a admiração dos indígenas, a quem catequizou e educou. A tarefa que para muitos seria “impossível”, foi realizada com determinação e afinco pelo apóstolo, que para isso se valeu de diversos recursos, como comunicação verbal, escrita e também o teatro.

Não há registros históricos que comprovem a passagem do missionário Jesuíta pelo território das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, no entanto, muitos indícios dão conta das andanças de São José de Anchieta pelas quatro cidades litorâneas. Sua contribuição para a cultura e a educação do país é inegável, tendo ainda participação essencial na fundação das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, por essa razão, a Diocese procura fomentar a devoção ao santo canonizado pelo Papa Francisco em 2015, também como forma de incentivo ao turismo religioso na região. Exemplo disso é a Peregrinação Caminhando com Anchieta, que ocorre há cinco anos, em que peregrinos andam de Ilhabela a Ubatuba para rememorar os caminhos que teriam sido feitos pelo jesuíta em busca da pacificação e evangelização dos povos indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas