Dança e Movimento traz programação de qualidade para todas as idades em Ilhabela



Imagem/Arte: Divulgação / Espaço Cultural Pés no Chão











Evento ocorre entre os dias 13/9 e 6/10, no Espaço Cultural Pés no Chão



A 22ª edição do Dança e Movimento ocorre em Ilhabela entre os dias 13/9 e 6/10. O evento é uma das maiores mostras de dança do Estado de São Paulo. Todas as apresentações serão no teatro Pés no Chão. A programação contará com artistas e grupos nacionais e internacionais, além de duas noites destinadas aos aprendizes de dança de escolas e instituições do município e da região.



Essa edição é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão, com apoio do ProAC- Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).



A abertura será na sexta-feira, dia 13/9, às 20h, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba, dirigido por Cristina Neves. Ele apresentará o espetáculo Carpe Diem, um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro nos reserva.







No sábado, dia 14/9, 20h, a Cia Druw, dirigida por Miriam Druwe, apresenta Dali, Daqui ou De Lá?. O espetáculo infanto-juvenil se inspira nos procedimentos do movimento surrealista, como a sobreposição de objetos desconexos, imagens poéticas, o humor, o sonho e a imaginação em uma composição lúdica que utiliza elementos das obras dos pintores Magritte, Salvador Dalí, Frida Kallo e a livre criação da Cia Druw.







Já no domingo, dia 15/9, o Ballet de Londrina, dirigido por Leonardo Ramos, traz Oração pelo fim do mundo. O espetáculo, indicado para maiores de 16 anos, é uma súplica de misericórdia e um grito de espanto diante dos horrores praticados pelo homem contra o próprio homem. A montagem toca em temas essenciais como a intolerância, a violência, o preconceito, o bullying, o ataque às minorias e o ódio pela diferença.







Na segunda semana de espetáculos, dias 18/9 (quarta-feira) e 24/9 (quarta-feira), a partir das 19h, apresentam-se, no palco do Dança e Movimento, alunos e alunas das escolas e integrantes de instituições sociais e culturais de Ilhabela e do Litoral Norte. Nessas noites, o evento tem como objetivo dar protagonismo aos aprendizes de todas as modalidades de dança, promovendo o intercâmbio artístico entre os bailarinos e bailarinas e a confraternização familiar e comunitária.







A Paraladosanjos apresenta Cabeleira Doida, nos dias 19/9 (quinta-feira, às 13h30), e 20/9 (sexta-feira, às 20h). É o mais novo espetáculo infanto-juvenil do grupo, com direção de Natalia Mallo. Nini tem um cabelo longo, encaracolado, embaraçado, e cheio de histórias. Por entre suas madeixas vivem ursos e piratas, há passeios de balões e exploradores, milhares de notas musicais e tantas outras farras. De maneira extremamente fantástica e visual, a obra pretende percorrer os labirintos existenciais de uma jovem.







A dançarina suíça Gabrielle Neuhaus apresenta The woman who didn’t want to come down to Earth - (A mulher que não quer pôr os pés no chão), no dia 21/9, sábado, às 20h. A peça de teatro físico e visual combina movimento acrobático, dança e objetos do cotidiano. Ela trata da vida de uma mulher que se recusa a tocar o chão. Confrontada com ameaças e demandas externas, ela não obedece a regras nem à gravidade e chega a situações absurdas. Tendo como origem um material parcialmente autobiográfico, o espetáculo retrata o desafio universal do indivíduo para permanecer fiel a si mesmo.







A Companhia de Danças de Diadema apresenta, no dia 22/9, domingo, às 20h, a peça Paranoia, que é dirigida por Ana Botosso. A obra foi idealizada a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro Paranoia, do poeta paulista Roberto Piva. Poesia traduzida para e pelos corpos dos artistas bailarinos, a coreógrafa e o elenco da Companhia de Danças de Diadema mergulham no universo da poesia de Piva, materializando-a em imagens, cenas e movimentos, fragmentando-as também surrealisticamente. Indicado para maiores de 16 anos.







Dia 26/9, quinta-feira, às 19h, o grupo de Artes Integradas do Pés no Chão apresenta o espetáculo Qual o sentido? Ele foi criado dentro do Projeto EntreNós, que o Pés no Chão realiza com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundaci. Qual o sentido? tem como tema os ciclos da natureza e sua dinâmica vital, harmoniosa e circular, que são mostrados pela expressividade da dança, do canto cênico e da acrobacia em tecido. O espetáculo não possui texto, ele se expressa por meio do movimento, das músicas e de uma sequência cênica conduzida pela delicadeza da iluminação.







A atração do dia 27/9, sexta-feira, às 20h, é com Francisco Príncipe e suas convidadas Juliana Carvalho e Carolina Pontes, que apresentam Atman, um espetáculo de dança clássica indiana Odissi. A palavra Atman, do sânscrito, significa alma, essência divina ou sopro vital. Um corpo que se move com autoconsciência, sabedoria e percepção de si mesmo ascende à alma e a coloca na liderança. Atman enaltece valores éticos e simbólicos da cultura oriental, incorporando-os na estética da dança, poesia e música, expressando a natureza interior da alma e a compreensão de seu lugar na Ordem Maior.







O espetáculo Olhares Alheios, dirigido e concebido por Michael Bugdahn e Denise Namura (“à fleur de peau”), especialmente para a Cia Repentistas, está marcado para o dia 28/9, sábado, às 20h. A peça propõe uma exploração lúdica das múltiplas facetas da vida brasileira, de suas realidades e curiosidades, de seu lado escuro e brilhante, do absurdo dos tempos atuais e da mágica de um futuro a ser inventado a cada dia.







Dia 29/9, domingo, às 20h, a cie ”à fleur de peau”, de Michael Bugdahn e Denise Namura, dentro das comemorações do aniversário dos seus 30 anos, apresentam um programa com duas coreografias: Si un jour je te quitte je te garderai en moi à nu à vif à jamais (Se algum dia eu te deixar te guardarei dentro de mim nua e crua ardente para todo sempre) e De repente 20 ... ops ... 30 anos.







Na primeira obra, se dá uma reflexão poética sobre os lados masculino e feminino presentes em cada um de nós. Sua complementaridade, suas contradições e conflitos. Na segunda coreografia, são mostrados momentos significativos da trajetória da companhia. A proposta se articula em torno de grandes temas emblemáticos de suas obras. Eles serão tratados com essa mistura tão original de humor, ironia e poesia, que é a marca registrada de “à fleur de peau”.







Dia 1º/10, terça-feira, às 13h30, o Circo Navegador, dirigido por Luciano Draetta, apresenta O Cirquim do Serafim - uma metáfora sobre a história do circo brasileiro.







Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros, da lona, que são coloridos com fitas de cetim e pequenas lâmpadas. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas, na prática, fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços.







Dia 3/10, quinta-feira, às 19h, o grupo de Dança do Pés no Chão apresenta Nós Neurônios, dirigido por Juliana Andrade. O espetáculo se desenvolveu no contexto do Projeto EntreNós e teve como origem os diversos significados da palavra rede. Ele propõe uma reflexão sobre o quanto o ser humano está ligado a vários tipos de redes, seja na internet ou nas redes sociais. E de que forma essas relações tecnológicas influenciam nosso comportamento cotidiano.







Dia 4/10, sexta-feira, às 20h, Gabriela Dellias apresenta Rastro de Ossos. A obra representa um retorno à terra em busca de renascimento, devotando o pulso do coração ao reencontro dos elementais, da ancestralidade e da pureza selvagem. Lígia Kamada e Denilson de Paula executam, ao vivo, a trilha sonora original.







Dia 5/10, sábado, às 20h, a Intuição Companhia de Ballet, dirigida por Vinícius Anselmo, apresenta Epifania. Epifania - do grego “epiphanéia” - pode ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”, uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. O grupo entende Epifania como o momento de súbita compreensão de existência no mundo, por meio do qual o indivíduo consegue ancorar sua consciência no momento presente.







No dia 6/10, domingo, às 18h, a Cia Solas de Vento, dirigida por Carla Candiotto, apresenta o espetáculo A volta ao mundo em 80 dias. Ele conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde aventureiro, que decide fazer uma volta ao mundo no prazo de 80 dias, auxiliado por Passepartout, seu criado francês. Durante a viagem repleta de peripécias, eles são surpreendidos pelo misterioso Mr. Fix, um vilão atrapalhado, que tenta impedir a dupla de formas inusitadas. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas do vilão.







Serviço: As apresentações serão realizadas no teatro Espaço Cultural Pés no Chão, na rua Macapá, 72, Barra Velha, Ilhabela (SP). Entrada franca. Informações sobre os espetáculos, horários e classificação etária podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-6727, no site www.pesnochao.org.br ou www.facebook.com/18danca.





Comentários

Postagens mais visitadas