Núcleo de Educação em Saúde de Ilhabela se une a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para orientar profissionais da saúde durante a pandemia


 

O Núcleo de Educação em Saúde (NES), da Secretaria de Saúde de Ilhabela atua com as práticas de ensino e aprendizagem tendo em vista o trabalho. Durante o período de pandemia o trabalho do Núcleo de Educação está cada vez mais ativo, junto com a segurança do trabalho e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Santa Casa.

Juntos, eles realizam treinamentos todos os dias em todas as Unidades de Saúde do Município como a UBS Costa Sul, UBS Barra Velha, UBS Água Branca, UBS Perequê, UBS Itaquanduba, UBS Vila, UBS Alto da Barra, UBS Armação, Centro de especialidades, Centro de Referência da Mulher, CAPS 1, CAPS AD, SOS, e locais públicos como Caixa Econômica, Cemitério, Paço Municipal entre outros.

O Núcleo de Educação segue a NR 32. Essa Norma Regulamentadora 32 estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde. “Ela recomenda para cada situação de risco, a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro”, esclarece a enfermeira Marie Anne Pacheco Van Sebroeck, que está à frente dos treinamentos.

A NR 32 dispõe que a responsabilidade é solidária, ou seja, compartilhada entre as equipes quanto ao cumprimento das diretrizes. É importante para a sua efetiva aplicação, a consciência e participação dos trabalhadores.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), há cerca de 12 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem entre infectados e suspeitos de terem contraído a doença (Pandemia de COVID 19). Todos foram afastados com suspeita ou confirmação de estarem com o novo coronavírus. Infelizmente, 94 já perderam a vida.

As dúvidas com relação aos Equipamentos de Proteção Individual surgem no decorrer do desenvolvimento dos trabalhos ou situações ocorridas. Para evitar a contaminação o trabalhador deve estar muito bem treinado e atento tanto com relação a colocação do EPI quanto a retirada do mesmo. Para que isso ocorra o Núcleo de Educação através da enfermeira Marie Anne Pacheco Van Sebroeck vem treinando o máximo de trabalhadores possíveis, para que todos se sintam seguros e protegidos.

Os trabalhadores da Segurança do Trabalho da Prefeitura de Ilhabela, juntamente com a auxiliar administrativa Ellen Elania de Araújo, do Núcleo de Educação em Saúde, estão treinando e orientando os trabalhadores do Paço Municipal quanto a utilização de máscara, limpeza da mesma, o ambiente de trabalho, orientações ao chegar em casa e com relação as compras. Todas as secretarias foram informadas e orientadas, assim como todos os secretários estão cientes deste trabalho.

Paralelamente a este trabalho foram elaboradas pela enfermeira Marie Anne Pacheco Van Sebroeck e a pedagoga Lillian Dias dos Santos Cavalcante cartilha de educação permanente para orientar a população com informações importantes sobre os cuidados para combater a Covid-19, além de trazer conteúdo com dicas de como se proteger ao sair de casa e estiver na rua, instruções de como explicar de forma simples para as crianças o que é o coronavírus e uma cartilha sobre a Dengue com orientações sobre prevenção.

 

 

 

 

Camila Migliorini

Supervisora de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas