2ª edição do Festival de Aves é sucesso em Ilhabela




 Fotos: Divulgação / PMI


O evento este ano foi online com algumas visitações em campo

 

A 2ª edição do Festival de Aves de Ilhabela foi sucesso. Este ano, devido à pandemia causada pela Covid-19, o evento aconteceu de forma híbrida (presencial e online).

As atividades online foram transmitidas pelo canal AvistarConecta no Youtube, já as presenciais na Fazenda Engenho D’Água, bem como a exposição de pássaros que ficará no local até sexta-feira (30).

O evento consolidou o município como destino de birdwatching “Foi essencial ter a segunda edição do Festival de Aves para dar andamento no trabalho iniciado de mapeamento dos pontos, dos profissionais, de capacitação e também de colocar Ilhabela no mapa dos birdwatching. Fazer esse evento é essencial para estruturação do segmento de avistamento na cidade e está totalmente de acordo com o plano de marketing e o plano gestor de turismo que tem como visão tornar Ilhabela o melhor destino de natureza do Brasil. Esperemos que tenha a terceira edição em 2021 e cada vez mais observadores de pássaros do mundo inteiro vejam Ilhabela como uma opção destino”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo.

Grandes profissionais do ramo de observação de pássaros estiveram presentes como Cristina Gardial, ilustradora científica naturalista e botânica, que há 4 anos oferece aulas de ilustrações com técnicas em grafite, caneta bic, giz de cera e guache. O nível de realismo extremo das suas pinturas são incríveis!

A dupla Patrícia Nogueira e Flavio Bueno contaram histórias no link do youtube com o fundo ilustrado com obras de arte em guache da artista Fabíola Campos, histórias lindas musicadas que estimulam a criatividade e a vontade da criança conhecer o ambiente dos pássaros in natura.

Uma live com crianças de 5 a 11 anos foi realizada num bate papo descontraído contando como começou esse hábito de observar pássaros ainda tão pequenos, tirando fotos com bons equipamentos. A energia dos pequenos observadores era tão intensa, que proporcionou nos cinco minutos que anteciparam a entrevista, observaram um ninho de beija flor de garganta verde. Um presente que quase desconcentrou os jovens na entrevista. A criançada lembrou de sua saída ao mar onde puderam observar as orcas passeando pelos mares da Ilha, presenteando o avistamento dos pássaros com os mamíferos na Ilha.

A palestra do Luccas Longo, o ilustrador, biólogo, observador de pássaros contou como é antigo o hábito de observar pássaros, simplesmente a mais de 11 mil anos; onde nossos antepassados das cavernas já faziam os registros de pássaros desenhados nas cavernas. Lembrou de Gilbert White o homem que compartilhou seu hábito de observar pássaros de forma extremamente organizada catalogando as espécies. 

No ano de 1970, nasceu o primeiro Clube de observação de Pássaros em Porto Alegre, seguido do Rio de Janeiro, e assim por diante foram nascendo outros grupos no Brasil.

·         Hoje temos mais de 11.000 espécies de pássaros no mundo.

·         1919 espécies no Brasil

·         359 espécies em Ilhabela.

Luiz Eduardo Aneli fez neste ano um mapa atualizado com os dinossauros encontrados no mundo, e neste mapa existem algumas espécies de aves que foram dinossauros anteriormente e que hoje estão em nosso meio, claro que com tamanho e proporções diferenciadas, mas diversas delas sobreviveram após a colisão que tirou sua espécie da terra.  2000 dessa espécie ficaram no Brasil se adaptando a sua nova realidade.

A dica do palestrante Luccas Longo para ser um bom observador de aves, é indicado acordar pelo menos as 4:30 da manhã, fazer um bom lanche e sair cedinho para ver o nascer do dia com os pássaros procurando comida, mas se você não gosta de acordar cedo não tem problema algum; a diversidade das espécies de aves é imensa, o que proporciona visita 24 horas do dia, até a noite você poderá encontrar as espécies noturnas como a coruja.

Ao fazer uma caminhada em trilha esteja preparado com roupa camuflada confortável, botas confortáveis ou um bom tênis de cano longo, binóculos fazendo bastante silêncio para não afugentar as espécies em seu habitat.

Ao tirar as fotos dos pássaros você pode inserir as imagens com informações e até som em alguns sites onde todos compartilham suas experiências;

·         EBird

·         The Cornell Lab

·         Merlin

·         Taxéus Listas de Espécies

·         Natural Geographic

·         California Academy Sciences

Todos os sites são gratuitos!

Outra dica é que procurem ler livros, internet; para chegar com o maior número de informação possível para observar melhor o pássaro avistado. Levar filhos no local também é uma forma muito saudável de estreitar relações familiares, desde com todas as dicas acima já ensinadas aos pequenos além de toda atenção as trilhas.

Foram homenageadas neste evento no segundo ano do Festival de Aves de Ilhabela, as primeiras mulheres a serem observadoras de pássaros, ambas donas de casas:

·         Amelia Rodolph Laskey (1885 / 1973) moradora do norte dos EUA, escreveu mais de 150 artigos científicos sobre aves.

·         Phoebe Sne Tsinger (1931 / 1999) escreveu sobre mais de 9.000 espécies de pássaros.

Marcos Silva foi o palestrante presencial que falou sobre fotografia de aves para iniciantes em observação de pássaros. Ele que era advogado, mudou o rumo da vida profissional fazendo ciência ambiental, onde devido as saídas em campo, acabou em estado de motivação plena, apaixonado por pássaros. Anteriormente sua rotina era enfrentar um grande trânsito no centro de SP, de terno e gravata; agora com sua nova profissão, no departamento de fauna em SP, formou diversos observadores de pássaros, e usa roupas mais confortáveis. Marcos destaca que o observador tem na pratica todos os motivos para se ter uma péssima foto de pássaro, num ambiente com pouca luz, baixa velocidade com objetos em movimento. A dedicação do observador começa no respeito de estar em silêncio no ambiente dos pássaros e contar com o imprevisto constantemente, por isso as fotos deste ambiente são devidamente dedicadas com todo entorno descrito sobre suas dificuldades; um dos detalhes mais importantes para sua saída ter efetividade: planejamento. Deixe sua bateria sempre carregada um dia antes, cartão de memória livre de qualquer material, alimentação leve para fazer um lanche no local, água e repelente.

O Biólogo Luciano Lima também foi um dos palestrantes presenciais, que mencionou que hoje temos na Mata Atlântica:

·         891 espécies de pássaros

·         213 espécies endêmicas (exclusivas da mata atlântica como o beija flor de topete)

“O Brasil é o país da adversidade, clima quente, precisamos nos orgulhar de toda biosfera existe por aqui”, disse Luciano Lima.

Finalizando o evento com uma live com a mediadora Marilha Fanucchi, com as participantes Aline Alegria, da pousada Ninho da Cambacica, Jô Bernardes, empresária pioneira de hospedagem de birdwatching, Sandra Ogren, marqueteira que abandonou o corporativismo para ingressar no ramo empresarial, como proprietária de pousada com comedouro de pássaros, Tatiana Pongiluppi, bióloga, mestre em biodiversidade em unidade de conservação e Vilma Oliveira, consultora de projetos, monitora ambiental, observadora de pássaros com grande destaque na educação ambiental nas escolas municipais de Ilhabela. Todas as convidadas falaram sobre sua experiência na realização dos comedouros de pássaros sua importância de existência principalmente na temporada de inverno, é primordial para subsitência de várias espécies nessa época do ano, bem como o ano todo para apreciação das diversas espécies e integração da família junto aos pássaros. A dica de todas as participantes é de todos que tiverem um espaço aberto em sua casa e trabalho, de montar seu comedouro na sua residência ou em seu ambiente de trabalho, você verá a diferença de ambiente e como será saudável esse encontro diário com os pássaros, é uma reconecção com o meio ambiente incrível, trazendo bem estar a sua saúde inclusive e se você quer ter mais interatividade com profissionais e amadores na observação de pássaros é de participar do  COA (Clube de observação de pássaros de Ilhabela), foi criado no primeiro ano do Festival de Aves de Ilhabela, existente até os dias de hoje, criado pelo Fernando Morais, cresce a cada dia, com as inserções de fotos de pássaros, troca de informações diversas são só da Ilhabela mas de outros locais onde os pássaros vistos no município se podem ser encontrados em outras localidades. O COA é um clube inclusivo onde você também poderá fazer parte dele.

 

Comentários

Postagens mais visitadas