Prefeitura de Ilhabela comemora o Dia Nacional do Livro com os bons resultados do Projeto Pequenos Leitores



O projeto teve início no ano de 2019 e será finalizado em novembro deste ano.

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação deu continuidade pelo segundo ano ao projeto “Pequenos Leitores” com os professores, diretores e coordenadores da Educação Infantil.

 

O projeto este ano iniciou suas ações no mês de fevereiro, porém na pandemia a continuidade do mesmo só aconteceu de forma online nas plataformas desenvolvidas pelo Cedac, oferecendo reuniões com os diretores, coordenadores e professores.

A finalização do projeto acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro onde haverá a apresentação de seminário de boas práticas com uma live no Youtube, contando com uma programação onde cada integrante do projeto irá mencionar como foi a sua experiência durante os dois anos de ações e como esse projeto modificou o olhar sobre a leitura na rede municipal.

 

O projeto “Pequenos Leitores” surgiu com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento e equidade das práticas de leitura literária nas escolas de Educação Infantil, aliado a formação continuada de professores neste segmento.

 

O município, no ano passado foi um dos selecionados para receber a 4ª edição do projeto, uma parceria da FTD Educação e pela Comunidade Educativa Cedac. A seleção foi feita por uma Comissão composta pela editora FTD, membros do Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), Fundação SM e Escola da Vila.

 

Sobre o projeto “Pequenos Leitores”

Pequenos Leitores é direcionado à formação de educadores que atuam na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos, com o objetivo de contribuir com as escolas da rede municipal na ampliação da compreensão sobre sua função na formação de leitores e na promoção da leitura de qualidade na rotina das crianças dessa faixa etária.

O projeto foi lançado em 2019, gratuitamente, onde passou por cinco municípios do Estado de São Paulo, impactando cerca de dez mil crianças, professores e gestores de escolas públicas.

Ao longo de dois anos foram desenvolvidas, em Ilhabela, ações de formação, por meio de encontros presenciais e acompanhamentos a distância. A inciativa foi destinada à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, aos diretores escolares, aos coordenadores pedagógicos e aos professores de Educação Infantil.

Todas as atividades do projeto giraram em torno dos livros infantis, da importância da leitura no desenvolvimento da criança, dos planos de leitura em sala de aula e das medidas a serem tomadas nas escolas, e no município como um todo, com vistas à efetivação da leitura literária como um direito de todas as crianças. Além da formação, as escolas recebem acervos de livros criteriosamente selecionados e analisados para o uso com as crianças em sala de aula.

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