Bibliotecas de Ilhabela recebem livro que Resgata a História da Centenária Igreja Matriz



 Fotos: Ronald Kraag

 


 

 

A Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal da Cultura adquiriu material bibliográfico intitulado “A Matriz de Ilhabela: Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso”, de autoria do jornalista e pesquisador, Edson Souza, que será destinado ao acervo das Bibliotecas Municipais. Cada uma das unidades receberá exemplares que poderão ser consultados no local ou alocados mediante cadastro. 

 

Na manhã dessa quinta-feira (15), a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, recebeu um exemplar da obra. “Além das bibliotecas, o livro será disponibilizado para todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município”, declarou a secretária de Cultura, Esméria Regina da Silva.

 

Conforme disposto no Plano Municipal de Cultura de Ilhabela, o capítulo I ressalta sobre a missão de resgatar, preservar e valorizar a cultura e a história local, promovendo ações culturais para a sociedade como um todo. Sensibilizando-se por temas como: história, cultura, patrimônio histórico, meio ambiente, memória, entre outros. No capítulo III o Eixo II completa sobre a produção simbólica e diversidade cultural com registros das tradições religiosas e culturais, por meio de publicações, mídia digital e sonora.

 

A obra (edição 2020) está sendo distribuída também pelas plataformas: Clube dos Autores, Americanas, Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Mercado Livre e Estante Virtual. 

 

Sinopse:

 

A religião sempre fora um fato comum na vida dos colonizadores, que se apegavam a ela para se sentirem mais próximos da cultura. Parte destas devoções surgiu no século XVI, no reinado de Portugal, de cuja coroa realizava festejos e celebrações a fim de abençoar as aventuras daqueles que se lançariam ao mar. Perpetuaram-se as invocações de origem portuguesa, chegando às colônias por meio das expedições marítimas.

 

Á pedido do padre Manuel Gomes Pereira, da Freguesia de São Sebastião, deu-se a construção de uma capela nas terras de Villa Bella (Ilhabela), então concluída em 1718, pois, ali, na faixa a beira-mar, fixou-se desde o século XVII uma colônia de portugueses composta por membros das famílias de sesmeiros, originando o surgimento da primeira praça no município de Ilhabela.

 

Sobre o autor:

 

Edson Souza nasceu na cidade de Ilhabela, filho de Enio Rafael de Souza e Maria Aparecida dos Santos Souza; pescadores, com família formada nas praias Vermelha, Mansa e Castelhanos. Foi educado dentro dos costumes da comunidade caiçara. Premiado em concursos de desenho, poesia, fotografia e literatura. Formado em jornalismo e cursado em museologia comunitária. Foi gerente no museu dos naufrágios no seu município. Pesquisador há 15 anos, fundou a empresa ‘Grupo IMS Ilhabela’, preside a associação: Instituto Miguel de Souza e administra o “Portal Cultura Ilhabela”.

 

Possuí os certificados de “Reconhecimento Público” e “Gratidão Caiçara” pela Câmara Municipal de Ilhabela, por serviços prestados aos munícipes e o “Certificado de Ponto de Cultura”, de cujas pesquisas e divulgação da história, memória e patrimônio cultural de Ilhabela foram reconhecidas pelo Ministério da Cultura via Secretaria da Diversidade Cultural (Governo Federal).

 

Reside na cidade de Ilhabela, onde segue exercendo as suas atividades em assessoria no patrimônio cultural junto à associação, além das atividades desenvolvidas no setor de serviços de comunicação multimídia.

Comentários

Postagens mais visitadas