Prefeitura de Ilhabela comemora o Dia Mundial da Saúde Mental com uma equipe de profissionais aptos para atender o aumento na demanda na pandemia



A saúde mental na pandemia teve que ser cuidada com mais atenção

 

Desde o ano de 1992, o dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental com o intuito de demonstrar a importância de cuidarmos da nossa Saúde Mental.  Tivemos muitos avanços, quebramos muitos preconceitos, porém, ainda temos muito o que evoluir, no que diz respeito ao cuidado com a nossa mente, pois, assim como um adoecimento físico, qualquer alteração mental quando não tratada pode resultar em morte precoce.

Em Ilhabela, as UBS de todos os bairros estão aptas para realizar o primeiro atendimento e o acolhimento a quem precisa de ajuda, o médico irá atender o paciente, ver sua necessidade de atendimento e, quando necessário, realiza o encaminhamento do mesmo para terapia com psicólogo, atendimento do enfermeiro em sua residência, ou atendimento com psiquiatra e medicação, sendo encaminhados ao CAPS e ao CAPS AD quando o paciente faz uso de drogas.

A importância da data do dia 10 de outubro cabe ao nosso dia a dia, como uma análise e reflexão de como estamos vivendo. Com a pandemia podemos ver mais de perto a necessidade de cada indivíduo, que passou por crises de ansiedade, depressão, pânico; num momento de extrema mudança em nosso dia a dia, medo de adoecer, o medo de morrer na pandemia foram os sintomas mais próximos que muitas pessoas tiverem nesses meses, bem como os cuidados de higienização com álcool em gel, que geraram stress em diversas pessoas. Adultos, crianças, adolescentes e idosos passaram por todas essas questões, de mudanças da sua rotina, não estarem na escola e o confinamento, a rotina de trabalho e familiar.

O conceito de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social definido pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), nos alertar sobre a importância desse dia, mas, sobretudo, de fazer que ele tenha um propósito de mudança real em tudo que esteja relacionado com a nossa mente.

Com a necessidade de isolamento social, muitos sintomas comuns ao sofrimento mental tornaram-se também parte do nosso cotidiano. Lidar com esses sentimentos nem sempre é fácil, mas saiba que você não está sozinho/a!

Para conversar um pouco sobre isso a equipe de saúde mental vem apresentar a rede de serviços e apoio caso você precise de ajuda:

1- O primeiro lugar que você deve procurar para solicitar atendimento é a UBS do seu bairro. Lá o/a enfermeiro/a da sua equipe irá acolher sua demanda. Após avaliação, você será você será direcionado/a para atendimento de acordo com suas necessidades em saúde mental.

2- Caso sua demanda seja de uma complexidade maior e necessite de uma intervenção especializada, você será encaminhado/a para a ATENÇÃO SECUNDÁRIA. A atenção secundária é composta por três serviços de Saúde Mental:

Estes serviços ficam abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta feira.

3- Os CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, contam com equipes multiprofissionais, pois são unidades de saúde de alta complexidade e trabalham na linha da integralidade do cuidado. Entendendo que o/a usuário/a necessite de uma intervenção em sua totalidade e de maneira resolutiva e imediata.

4- Ainda existe o NÍVEL TERCIÁRIO de atendimento. Caso sua demanda seja de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA você deve procurar o HOSPITAL MUNICIPAL MÁRIO COVAS. Nesse serviço, a equipe de plantão irá atender de prontidão e, se necessário, irá contatar a psiquiatria. Nos horários em que os outros serviços estão fechados (durante a noite e finais de semana), você também deve procurar o hospital.

5- Os CAPS I e CAPS AD fazem acolhimentos da demanda espontânea que chega às unidades. Se tratar-se de um caso CAPS, você será atendido por essas equipes. Mas, se não se tratar de um caso CAPS, você será encaminhado para o serviço adequado.

6- Caso tenha dúvidas você pode ligar nos seguintes telefones das unidades, e será orientado:

AMBULATÓRIO: 3896-1500

CAPS I: 99146-6256

CAPS AD: 3896-8030

Comentários

Postagens mais visitadas