Ilhabela atualiza Plano Gestor de Turismo
A última atualização do documento foi em 2015
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atualizou, o Plano Gestor de Turismo (PGT) para o triênio 2020/2023.
O Plano foi entregue à prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, na sexta-feira (18), pela secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, pelo técnico em turismo Aurélio Rufo e por Cássio Garkalns da empresa GKS Inteligência Territorial.
O último PGT do município foi realizado em 2015. “O novo PGT apresenta diversos eixos, estratégias e projetos, para que Ilhabela siga o caminho de um turismo sustentável e de qualidade em todos os seus atrativos”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.
A secretária da pasta, Bianca Colepicolo destaca que “O Plano Gestor de Turismo foi construído de forma participativa com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), empresários, comunidades e Parque Estadual. Além disso, é alinhado aos objetivos da ODS (Orientações de Desenvolvimento Sustentável do Planeta) promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, explicou.
O PGT é um instrumento voltado para orientar a evolução harmoniosa e sustentável do turismo em Ilhabela, potencializando esforços, convergindo interesses, mantendo a integridade cultural e ambiental, melhorando a autoestima, e fortalecendo a sua marca e reputação foram seguidas as seguintes premissas ao longo de todo o trabalho: visão sistêmica do turismo, trabalho técnico participativo, objetividade e projetos exequíveis.
O documento é pautado pelo posicionamento estratégico de destino de natureza da cidade, e considera sua vocação turística de turismo náutico, como Capital Nacional da Vela, a importância do segmento sol e praia, as oportunidades de valorização dos aspectos históricos e culturais, e a importância de que a população de Ilhabela seja beneficiada. Assim, objetiva orientar possíveis caminhos e estratégias a serem adotadas para dar continuidade à implementação da visão de futuro validada no Plano de Marketing Turístico 2017-2020.
Enquanto instrumento de gestão estratégica territorial, destina-se à utilização pelas instituições e pessoas diretamente ligadas à esta função: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Conselho Municipal de Turismo, bem como lideranças e atores da sociedade civil que possam contribuir com este processo.
O Sumário Executivo do Plano Gestor de Turismo de Ilhabela está disponível em: https://bit.ly/37GGkeu.
Comentários
Postar um comentário