Prefeitura realiza ação de controle de espécies vegetais invasoras na orla



Fotos: Divulgação/PMI







A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar uma ação de controle de espécies vegetais invasoras existente na orla do município, em especial na praia no Perequê.

Destacam-se entre as espécies encontradas na orla o chapéu-de-sol, a mamona, a leucena e o capim brachiaria.

A primeira intervenção será na orla em frente à Avenida São João e a recomendação técnica indica a poda como estratégia básica em sistema de manejo periódico. Algumas espécies de chapéu-de-sol poderão, em análise caso a caso, ser selecionados para permanecer, para adornarem a paisagem sem prejuízo das espécies nativas que se pretende preservar.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo com o manejo é favorecer o desenvolvimento das espécies típicas da biodiversidade local, entre elas, o jundu rasteiro e a cebola-da-praia, espécies nativas importantes e reconhecidas como fixadoras de dunas e areias de praia.

“Essas espécies, quando sombreadas pelas plantas invasoras, perdem na competição da fotossíntese e entram em declínio, trazendo evidente prejuízo ecológico local. Nós precisamos controlar as plantas invasoras e proteger as espécies da Mata Atlântica. Isso se chama proteção ecológica”, explica o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.

A ação foi comunicada à Cetesb, órgão responsável pelo monitoramento das praias. E também foi aprovada na última reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), realizada em 15 de abril deste ano. A fiscalização será feita por dois membros do CMMA que foram indicados.


Comentários

Postagens mais visitadas