Sabesp celebra Semana do Meio Ambiente executando 1ª ligação de esgoto das novas redes de Ilhabela



Das mil conexões previstas, a primeira foi feita no bairro Costa Bela, simbolizando o compromisso da Companhia com a qualidade de vida




A Sabesp abriu a semana do meio ambiente executando a primeira das quase 600 ligações de esgoto previstas para os bairros Costa Bela, Reino, Armação e Santa Tereza, em Ilhabela.

Autoridades, munícipes e toda a equipe da Sabesp reuniram-se na Rua do Retiro, no bairro Costa Bela, para celebrar a execução da primeira conexão de imóvel à rede pública de coleta e tratamento de esgoto, resultado de uma parceria da Sabesp com a Prefeitura de Ilhabela, pela qual o município realizou investimentos para a viabilização do sistema e a Companhia assume toda a operação do empreendimento.

Como parte da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela, a visita técnica/execução da primeira conexão de esgoto para o bairro Costa Bela simboliza o compromisso da Sabesp com a qualidade de vida e preservação ambiental. Serão executadas cerca de mil ligações, já que, além das quase 500 novas conexões, o município já registra cerca de 400 imóveis com redes de esgoto disponíveis que ainda não solicitaram o serviço de coleta e tratamento de esgoto à Companhia.

Para o gerente da Companhia em Ilhabela, com a disponibilidade das redes para a população é chegada a hora de cada cidadão fazer sua parte pedindo a ligação domiciliar “É fundamental que os moradores efetuem a ligação, com benefícios para todos no bairro na questão de saúde pública, pois um imóvel conectado possibilita o tratamento de efluentes, evitando descarte incorreto de esgoto no meio ambiente”, destacou.

O secretário do Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano, falou sobre os benefícios do saneamento. “Precisamos realizar uma frente de trabalho árduo para combater a poluição das águas de Ilhabela, tanto no mar quanto nas cachoeiras. Iniciamos essa Semana do Meio Ambiente investindo nas conexões das residências à rede de esgoto e prosseguiremos com mais ações no decorrer dos dias”, disse Graziano, durante o evento.

Para Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, saneamento básico é prioridade da gestão municipal. “Começamos essa Semana do Meio Ambiente com uma ligação de esgoto no bairro da Costa Bela. Não existe nada mais correto na questão ambiental do que conectar todos os imóveis à rede coletora. Desta forma deixaremos de poluir nossas cachoeiras e o lençol freático. Nosso governo tem o compromisso com essa questão ambiental e de evitar a poluição da nossa Ilha”, afirmou.

O superintendente da Sabesp, Rui César Rodrigues Bueno, ressaltou a importância dessa parceria entre a Companhia e o poder público em prol do meio ambiente. “As obras e interligações de esgoto em Ilhabela marcam um momento importante porque, além de comemorarmos a Semana do Meio Ambiente, atendemos a uma demanda priorizada pelo município e resolvemos um problema em uma região complicada no que diz respeito a acesso. Ao mesmo tempo, é um momento de reflexão quanto à preservação da natureza e comemoração, porque ampliaremos potencialmente o atendimento de coleta de esgoto de Ilhabela. Nessa parceria com a Prefeitura estamos assumindo a operação do sistema como um todo e cumprindo as determinações com relação às metas de universalização do saneamento básico”, finalizou Bueno.

Ligações liberadas... como solicitar?

Antes de iniciar qualquer instalação interna no imóvel, o morador deve entrar em contato com a Sabesp para receber as orientações adequadas, como a localização da rede de esgoto em sua rua e o melhor ponto para a instalação da caixa de inspeção, item obrigatório para a realização da ligação de esgoto. Com tudo pronto, basta o morador solicitar a vistoria de seu imóvel por um técnico da Sabesp.

Os canais de atendimento para a solicitação de ligação de esgoto são o portal www.sabesp.com.br, o aplicativo para celular Sabesp Mobile, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para sistemas Android e iOS, e a Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.

Comentários

Postagens mais visitadas