Prefeitura de Ilhabela realiza testagem contra hepatites em trabalhadores da Garagem Municipal



Fotos: Danrley de Almeida/PMI







Aconteceu nesta manhã de quinta-feira (8/7), na Garagem Municipal da Prefeitura de Ilhabela a mobilização para testagem contra as hepatites virais.



Ao chegar no trabalho, os profissionais da Secretaria de Serviços Urbanos foram surpreendidos pela equipe de saúde, vestida de amarelo, sinalizando o mês das hepatites, prontos para testá-los.



De acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhabela, foram 70 colaboradores testados contra as hepatites B e C. Entre eles estavam motoristas, mecânicos, eletricistas e auxiliares de serviços gerais.



“Hoje o maior desafio para nós profissionais de saúde é o diagnóstico, pois precisamos buscar esta população que precisa ser testada. Cerca de 770 mil pessoas são portadores da hepatite tipo C no Brasil, mas ainda não sabem do seu diagnóstico. Então essas ações se fazem importantes, pois vem de encontro a toda nossa política nacional, buscando conscientizar, identificar e tratar”, ressalta Márcia Iasi, médica hepatologista da rede.



O secretário de Serviços Urbanos, Antônio Cornélio, agradeceu a equipe pelo desempenho e dedicação. “Estou muito feliz e grato por este dia, só realizando a testagem conseguiremos detectar essa doença, que muitas vezes já pode estar entre nós, mas de forma silenciosa”, destaca o secretário.



As pessoas de outros municípios também podem se informar mais sobre a doença, locais de atendimento do SUS em sua região, bem como ter acompanhamento em todas as etapas de testagem e, se for o caso, tratamento, via central telefônica do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG): 0800 8828222.

Comentários

Postagens mais visitadas