CURTAS




23/01
Redes Sociais I
Para quem curte as redes sociais e tecnologias das mais diversas, este ano promete. Isso porque sendo ano eleitoral a criação de blogs, páginas no Facebook e twitter´s é cada vez maior. E nesses novos espaços há de tudo, informação plantada, boatos, suspeitas, especulações, conjecturas, e as mais diversas estratégias políticas para emplacar algum nome e denegrir outro.



Redes Sociais II
Mas apesar da fartura de novos espaços no mundo virtual para os amantes da política local, a maioria parece não “curtir” a verdade. Mentiras ou inverdades (como dito no mundo político) são comuns e constantes nas redes sociais. Surgem tantas denúncias e informações que há casos até de empresários, de fora da região, partirem para o investimento de publicações neste ano de eleições. Há também diversas discussões, que nem sempre são sobre projetos políticos, mas sim, partidarismo.



Redes Sociais III
E nos mais variados novos palcos high-tech de discussões políticas é preciso se atentar a novos personagens, alguns até acreditam ser a salvação da lavoura, e outros na verdade são laranjas virtuais. E como diz o dito: cuidado e canja de galinha não fazem mal a ninguém, é melhor pensar bem, diante de novos personagens e suas fontes, antes que você queira “compartilhar”.



Balanço I
Depois de levar conhecimentos a cerca de 500 pessoas na praia e na foz do Rio Itaguaré, no último dia 07, sobre a destinação do lixo e outros aspectos referentes à questão de sustentabilidade, foi à vez da foz do Rio Guaratuba, onde a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, intensificou as ações de educação ambiental, envolvendo mais de mil pessoas em dois dias de trabalho.



Balanço II
A ação, que é desenvolvida em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo (núcleos Bertioga, Itutinga-Pilões e São Sebastião), Polícia Militar Ambiental e Ong Parcel Caruara, tem como objetivo trabalhar a questão do lixo, com ênfase à parte ecológica, e conscientizar o usuário das praias e dos rios sobre a importância de preservar o meio ambiente.



Balanço III
As atividades são desenvolvidas todos os sábados e domingos de janeiro e se estenderão, também, ao período de Carnaval no mês de fevereiro. Conforme relatório elaborado pela DOA, nos dois dias de operação foram realizados pelas equipes, coleta de lixo na praia e uso da praia, educação ambiental e fiscalização. Apesar da quantidade expressiva de lixo acumulada e coletada pelas equipes na praia, um bom número de frequentadores recolheu seu lixo e depositou em local adequado na hora de deixar a praia, inclusive com algumas pessoas solicitando sacos na tenda montada no local.



Enem I
O Ministério da Educação (MEC) decidiu que será feita apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, assim como ocorreu nos anos anteriores. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) anunciou que a partir deste ano haveria duas edições da prova – a primeira em abril e a segunda provavelmente em outubro – mas os planos foram cancelados.



Enem II
O ministério solicitou um levantamento à empresa que faz a gestão de risco do Enem e a conclusão foi que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística do exame. O diagnóstico foi feito depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais. Diante disso, o governo decidiu abortar os planos de aplicar uma prova por semestre em 2012.



Enem III
Há pouco mais de uma semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, sinalizou sobre a possibilidade de cancelamento das provas previstas para 28 e 29 de abril. Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre para dar mais chances aos estudantes.



Enem IV
Na última quinta-feira, o ministro disse que as novas exigências feitas pela Justiça em relação à prova inviabilizariam a organização de um Enem extra. Decisão da Justiça Federal no Ceará à pedido do MPF no estado determinou que o Inep disponibilize para todos os participantes do Enem 2011 a cópia da correção da redação. Segundo Haddad, o Inep não tem condições tecnológicas de conceder vista das provas aos 4 milhões de estudantes que fizeram o exame. A Advocacia-Geral da União (AGU) já recorreu da decisão.



Enem V
O edital do Enem não prevê que o estudante possa pedir revisão da nota obtida na redação, por isso, muitos candidatos entraram com ações na Justiça pedindo vista da prova e, em alguns casos, revisão da pontuação. No ano passado, o MEC firmou um acordo com o Ministério Público Federal no Distrito Federal para que os estudantes pudessem ter acesso às redações corrigidas a partir do Enem de 2012, o que segundo a pasta estará garantido.


IMPRENSA LIVRE

Comentários

Postagens mais visitadas