Imagens inéditas da Ilha podem ser vistas no “Roteiro Cultural Caiçara”





A Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso é um dos principais atrativos históricos, culturais e arquitetônicos da Vila, em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, abriu a exposição “Vida Caiçara” durante a 13ª Semana da Cultura Caiçara, no último dia 14 de maio. A mostra exibe objetos tradicionais muito utilizados no passado pela população ilhabelense, tais como o pilão de madeira, cuscuzeira de cerâmica e chuveiro antigo de cobre, confeccionados artesanalmente. Além de objetos de uso cotidiano, a nova mostra exibe ainda uma diversidade de artesanatos caiçaras, até os dias de hoje, produzidos pelas comunidades. Dentre eles destacam-se as bonecas de pano, os tecidos de retalhos, embarcações de madeira, contas de cerâmica, entre outros exemplares do rico patrimônio material dos caiçaras de Ilhabela. “É uma oportunidade para moradores e turistas conhecerem um pouco mais da história do arquipélago e a riqueza da nossa cultura”, destaca o prefeito Toninho Colucci.


O secretário da Cultura, Nuno Gallo, informa que o objetivo da mostra não está somente centrado na valorização das práticas tradicionais caiçaras, mas também em levar ao público visitante que frequenta o arquipélago um pouco mais de informação, conhecimento e acesso a esse rico material produzido pelos caiçaras de Ilhabela. Na mostra podem ser vistos ainda os equipamentos utilizados artesanalmente na produção da farinha de mandioca, como a roda de ralar, a prensa e o tacho de cobre, além de uma diversidade de palavras típicas do linguajar caiçara de Ilhabela. A mostra “Vida Caiçara” exibe ainda uma sala exclusiva dedicada a homenagear a Congada de Ilhabela e seus congueiros, expondo em uma vitrine a bela farda do eterno Secretário da Congada Zé de Alício, falecido em 2005.


Roteiro Cultural Caiçara
O público pode percorrer também o novo Roteiro Cultural Caiçara, elaborado pela Secretaria da Cultura e que contempla os principais atrativos históricos, culturais e arquitetônicos da Vila. Munidos de um mapa da Vila com os indicativos dos atrativos, o visitante pode se deslocar pelo centro, visitando cada exemplar do patrimônio edificado de Ilhabela e recebendo informações sobre a história de cada local expostas ao lado do atrativo.
Além dos textos informativos, o visitante poderá ver também fotografias inéditas desses atrativos, obtidas pela arqueóloga Cintia Bendazzoli em levantamentos realizados no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Arquivo do Estado de São Paulo.


Para obter o mapa do Roteiro Cultural Caiçara o visitante deverá se dirigir a Secretaria da Cultura, ponto de partida do Roteiro, na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila. “A realização desse tipo de atrativo cultural favorece não só a valorização de nosso patrimônio, bem como desenvolve os potenciais de turismo cultural, histórico e arqueológico no arquipélago, além de propiciar a criação de um roteiro autoguiado, passível de ser realizado por público de qualquer idade”, explica o secretário do Turismo Harry Finger, que trabalhou em parceria com a Secretaria da Cultura na elaboração deste roteiro. “A ideia é transformar este projeto em um roteiro permanente e multilíngue, contemplando desta maneira o público estrangeiro e dos navios”, aponta a Diretora de Ecoturismo Daniella Marcondes que também participou do desenvolvimento do projeto. A mostra “Vida Caiçara” pode ser visitada durante todo o mês de maio e durante a Semana da Cultura Mais informações na Secretaria da Cultura de Ilhabela: (12) 3896-1747.Caiçara.


Foto: Acervo IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas