Escolas da rede têm “cardápio caiçara”







Os pratos típicos são incluídos na merenda das escolas toda 6ª feira
Os mais de 6 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino de Ilhabela terão durante o mês de setembro uma novidade deliciosa na merenda escolar. É o cardápio caiçara. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, oferece durante todo o mês, pratos típicos caiçaras na alimentação dos alunos. Este ano, a novidade será implantada todas as sextas-feiras do mês de setembro. Há três anos o projeto diferencia a merenda escolar em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.
No último dia 6 de setembro, as escolas já saborearam um delicioso bobó de peixe com arroz e pirão. Neste dia foi a vez do “Frango Vento do Padre”, que foi sucesso no ano passado. O frango é desfiado e acompanha milho verde, arroz e feijão.
E vem mais por aí. Nesta sexta-feira, os alunos terão a oportunidade de saborear o cozido caiçara. Já no dia 27, o cardápio caiçara fecha a programação com a “Farofa da Ilha”.
Segundo a nutricionista Renata de Souza, o objetivo do projeto é estimular a boa alimentação, principalmente a caiçara, em todos os alunos da rede municipal de ensino. “A ideia é criar um hábito alimentar, principalmente com a inclusão de peixes e frutos do amar, alimentos típicos da região. É importante também ressaltar os benefícios desses alimentos, que são ricos em ômega 3 e sais minerais”, explica a nutricionista.
O cardápio é preparado pelas merendeiras com o auxílio da nutricionista. A chefe do setor de Alimentação Escolar, Therezinha Pereira, a Kuka, acrescenta que o programa sofreu algumas alterações durante os três anos de existência. “No primeiro ano, começamos com cardápio caiçara oferecido todos os dias do mês setembro. Depois, no ano passado, houve uma semana específica. Agora, são todas as sextas-feiras. Temos que analisar o que é mais viável e produtivo para a alimentação das crianças”, disse. O cardápio especial é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, e de acordo com a secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, faz sucesso entre os estudantes. “É uma maneira de preservar a tradição da culinária caiçara e as crianças adoram”. Atualmente, Ilhabela conta 6 mil alunos e 30 escolas municipais, sendo 22 na área urbana do município e oito nas comunidades tradicionais caiçaras.


Foto: Divulgação/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas