Prefeitura inaugura Biblioteca e Videoteca no mês de comemoração do aniversário da cidade







A nova Biblioteca e Videoteca Municipal, que será inaugurada no próximo sábado, na Barra Velha
Cerimônia será realizada no sábado, às 10h, com a participação do grupo de flauta doce e da Banda Regimental da Guarda Mirim de Ilhabela.
A Prefeitura de Ilhabela entrega oficialmente, neste sábado, às 10h, a Biblioteca e Videoteca Pública Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, localizada na esquina da avenida Princesa Isabel com a rua Paraíba, na Barra Velha. A inauguração integra a programação comemorativa do mês de aniversário da cidade, que completou 208 anos no último dia 3.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca o investimento no setor e a importância desta obra para a comunidade. “Por meio da educação, da cultura, do acesso à informação, poderemos ter uma sociedade cada vez melhor. Há pouco mais de quatro anos, a cidade tinha apenas a biblioteca da Vila. Fizemos a primeira biblioteca do sul da ilha, na Praia Grande, e abrimos a unidade do Perequê junto com o Instituto Arqueológico e que agora ganha a sua sede própria na Barra Velha. Um prédio totalmente preparado para abrigar a biblioteca e que terá nossa primeira videoteca municipal”, declarou o prefeito.
Com a inauguração, todo o acervo de 5,2 mil livros que até então estavam no Perequê passam para a nova unidade na Barra Velha. O nome da nova Biblioteca e Videoteca também será mantido, uma homenagem a Nilce Signorini, professora, vereadora, presidente da Câmara, prefeita entre 97 e 2000 e atual vice-prefeita do município. No prédio do Perequê funcionará apenas o Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela (IHGAI).
O secretário da Cultura, Nuno Gallo, salientou o incentivo à leitura promovido pela administração municipal. “A entrega desta nova biblioteca, que contará com a primeira videoteca do município, mostra a importância que este governo dá para a leitura. São feiras literárias, novas bibliotecas, que motivam as pessoas e proporcionam o prazer pela leitura”, disse o secretário.
O novo prédio terá no piso térreo todo o acervo da biblioteca, espaço com acesso à internet, banheiros, sala infantil e salão de leitura. O piso superior é destinado ao auditório da videoteca e também conta com banheiros. Além dos 5,2 mil livros, a unidade contará com o acervo em braile, destinado aos deficientes visuais. “Existem cidades que sequer tem uma biblioteca, e a nossa, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, já tem três unidades descentralizadas. Isto significa muito, pois disponibilizamos a informação com um acervo de mais de 60 mil obras e ainda o acervo em braile”, ressalta a bibliotecária do município, Rosa Maria Alves de Oliveira. O investimento é de aproximadamente R$ 820 mil, entre construção e equipamentos.
Ilhabela conta ainda com 55 mil obras na Biblioteca Municipal “Dr. Renato Lopes Corrêa” (Vila) e outras 2,5 mil na Biblioteca Municipal “José Julião dos Santos – Zé Leite”, na Praia Grande, na região sul.


Participação especial
A solenidade de sábado terá a participação das crianças do grupo de flauta doce e da Banda Regimental da Guarda Mirim de Ilhabela, um projeto desenvolvido em parceria entre o 1º Pelotão da Polícia Militar e a Prefeitura, com a coordenação do soldado Egberto. Ao todo, 120 crianças a partir dos 9 anos são atendidas na Guarda Mirim e 48 integram a Banda Regimental, que tem a regência de Thiago Elisiário e Sulamirtes Borges.


Foto: Gustave Gama/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas