Grandes espetáculos marcam última semana do 16º Dança e Movimento
O espetáculo “Fandango a Céu Aberto” da Cia. Oito Nova Dança será apresentado no palco montado na Praça das Bandeiras, na Vila, na noite deste sábado
Depois de uma série memorável de aplaudidas apresentações, o Pés no Chão prossegue com a décima sexta mostra “Dança e Movimento” com mais cinco apresentações e uma oficina de dança contemporânea voltada a profissionais e estudantes da área. O evento, contemplado pelo ProAc - Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tem também o apoio da Prefeitura de Ilhabela.
Tchubarão
Nesta quarta-feira, a cia. ParaladosanjoS fará uma apresentação do engraçadíssimo “Tchu-Tchu-Tchu”, às 15h, na Escola Municipal Leonardo Reale, no bairro da Armação. As portas estão abertas tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Tchu-Tchu-Tchu” é um espetáculo para todas as idades, inspirado em cartoons da década de 1970, como “Papa-léguas” e “Tom & Jerry”. Uma divertida e acrobática história de dois casais de banhistas que estão na praia na maior descontração quando são surpreendidos por um terrível, e solitário “Tchubarão”. A concepção é de Marcos Becker, Marília Ennes e Mauro Braga e a direção geral é de Marcos Becker.
OroborO
O último fim de semana do 16º Dança e Movimento traz uma programação bem diversificada, com espetáculos no Pés no Chão e também na Vila. Nesta sexta-feira, às 20h, o projeto Mov_oLA apresenta o espetáculo “OroborO”, no teatro do Pés no Chão, na Barra Velha. Criado sob a direção artística de Alex Soares, e inspirado no conceito das moviolas antigas - máquinas que transformavam as fotografias em movimento total e permitiam a edição de filmes sonoros, o projeto tem como meta integrar a dança com outros formatos digitais e redes sociais, por meio da internet, da videodança e das artes visuais.
Oroboro é uma palavra de origem grega, cujo símbolo é representado por uma serpente que morde a própria cauda, revelando uma imagem sem começo ou fim. O espetáculo é indicado para maiores de 10 anos.
Fandango a Céu Aberto
Neste sábado, o espetáculo “Fandango a Céu Aberto” será apresentado pela “Cia. Oito Nova Dança”, às 21h, em palco montado na Vila, na Praça das Bandeiras. Criada e dirigida por Lu Favoreto em 2000, a Cia. Oito Nova Dança tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e obra cênica. A Cia. reúne uma geração de artistas que optou pela pesquisa enquanto procedimento de criação e elaboração de seus produtos cênicos.
O espetáculo propõe um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional em extinção: o fandango caiçara. A obra transforma e recria esta manifestação, proporcionando um contato “vivo e exposto” entre tradição cultural e arte contemporânea, aproximando-as do espaço e tempo urbano. Ela envolve aspectos essenciais do fandango original como o bailado, o batido e a no¬ção de mutirão e celebração coletiva, chamando o público para dançar num grande baile.
Sem Fim
No domingo, às 20h, a Confraria da Dança estréia, no Pés no Chão, o espetáculo infantil “Sem Fim” - projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, pelo Programa de Ação Cultural - 2012” e contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012. O espetáculo também será apresentado para escolas na segunda-feira (7/10), às 9h, também no Pés no Chão.
Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da Dança em 1996, em Campinas-SP, com projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais. O grupo acumula premiações da Funarte/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros.
O espetáculo Sem Fim é uma brincadeira com a curiosidade humana, as descobertas da ciência e a nossa casa: planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea.
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá, nº 72, na Barra Velha, em Ilhabela. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-6727 ou pelo site www.pesnochao.org.br. Todos os espetáculos tem entrada franca.
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário