Galpão das Artes recebe peça teatral “Morte e Vida Severina” nesta quinta e sexta (28 e 29/11), em Ilhabela







No elenco, os alunos que participam das oficinas culturais de teatro para adolescentes e adultos desde o início do ano
A peça “Morte e vida Severina” é a montagem que alunos da oficina de teatro da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) vão apresentar nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11), às 20h, no Galpão das Artes, na Cocaia. A entrada é franca e classificação indicativa é de 12 anos.
“Morte e Vida Severina” é um livro do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, publicado em 1955. O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral.
A Professora da oficina de teatro da Fundaci, Adriana Lira, explica que a montagem saiu de uma direção linear e novelesca para uma visão contemporânea da linguagem teatral, sem a preocupação de contar uma história, mas de mostrar sensações que o texto despertou no grupo. Segundo ela, para alcançar este objetivo o grupo optou por incluir colagens de diversas trabalhos já realizados com este texto e de criar cenas que se aproximam mais da aula de teatro do que de uma apresentação, trazendo para o palco o que é feito durante o aprendizado teatral e as diferentes interpretações de um mesmo personagem no corpo de vários atores.
“Paralelo a isso ainda permanece o lado questionador característico de minha pessoa e do perfil que procuro para o grupo, trazendo o texto para uma reflexão real sobre uma vida de sofrimento e luta ou um abandonar-se da servidão “saltando da ponte e da vida”. Estamos mais perguntando do que respondendo: O que me trás esperança? Onde me apoio para continuar? Como ter orgulho de ser brasileiro? Existe maneiras de lutar contra a injustiça? Ou tudo está certo e eu equivocada, valendo mais a pena sair do jogo?” ”, explica Adriana Lira.
Durante as sessões do espetáculo haverá a exposição de xilogravuras usadas no figurino e acessórios da montagem, da artista plástica Gicélia Marques e de Adriana Lira.
O espetáculo é um dos que abre a temporada de apresentações dos alunos das oficinas culturais da Fundaci, realizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria da Cultura.


Serviço:
Peça teatral “Morte e vida Severina”
Entrada: franca
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Galpão das Artes, Rua da Cocaia, 720 - Cocaia


Foto: Ronald Kraag

Comentários

Postagens mais visitadas