Associação de Engenheiros e Arquitetos discute “A questão urbana no Brasil hoje” na Câmara







A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela (AEAI) realiza nesta quarta-feira, às 18h, na Câmara Municipal, uma Conferência intitulada “A questão urbana no Brasil hoje”, que será conduzida pela professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Ermínia Maricato.
Segundo os organizadores do evento, de acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior parte da população mundial já mora em cidades e o Brasil não é exceção a essa regra, por isso é inevitável que se procure discutir e entender a complexidade de relações sociais, econômicas e ambientais, presentes no espaço urbano e na sociedade que o habita.
Ainda segundo a organização da Conferência, apesar de tradicionalmente a sociedade se colocar à margem das decisões que constroem o lugar onde vive, encaixada em um modelo neoliberal que defende o interesse de poucos em detrimento do bem comum, vários são os avanços conseguidos primeiro por nossa Constituição, logo através do Estatuto da Cidade e dos processos participativos e de controle social por eles previstos como contraponto aos interesses do capital e da especulação imobiliária, que produzem cidades gentrificadas, segregadas e excludentes, sem a mínima preocupação social nem ambiental.


“Nossas cidades são bombas socioecológicas”, diz Erminia Maricato, que discutirá temas como: quais as formas de melhorar o controle de uso e ocupação de solo; como integrar uma população que está sendo excluída da cidade; como democratizar o processo de urbanização; quais as ferramentas necessárias para quebrar a influência do capital imobiliário nas decisões de política urbana; como promover a cidadania participativa e quais os instrumentos para o estabelecimento de um efetivo controle social.


Ermínia Maricato
A professora foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades, entre 2002 e 2005. Lá foi coordenadora técnica da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Trazia na bagagem a experiência de ter comandado a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo, entre 1989 e 2002, no governo Luíza Erundina. Foi também autora de todas as propostas para a área urbana das candidaturas de Lula a presidência, entre 1989 e 2002. Mais recentemente, exerceu o cargo de conselheira do Habitat, programa das Nações Unidas para assentamentos humanos.


Saiba mais sobre Ermínia Maricato: http://erminiamaricato.net/

Comentários

Postagens mais visitadas