Ilha é a que mais desenvolveu o Turismo no Estado, aponta Ministério






Para Colucci, premiação deve “calar a boca” daqueles que andam criticando seu governo
Thereza Felipelli


Três municípios do sudeste brasileiro estão na lista dos 18 destinos turísticos que mais se desenvolveram nos últimos dois anos no país. No Estado de São Paulo, Ilhabela foi a única premiada pelo Ministério do Turismo (MTur) em virtude da grande evolução alcançada na 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, desenvolvido pelo MTur em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O arquipélago ganhou destaque entre as cidades que não são capitais em duas variáveis do índice. Em atrativos turísticos avançou da nota 45,8 para 54,8, levando em conta itens como conservação ambiental do entorno dos principais pontos turísticos, presença de atrações culturais com significativo fluxo turístico e adoção de quesitos de acessibilidade.
Já em aspectos ambientais, a nota da cidade subiu de 59,7 para 76,3, influenciado por questões como a existência de rede pública de distribuição de água e de coleta de esgoto; destinação pública de resíduos sólidos residenciais e comerciais, além da presença de Unidades de Conservação com atividade turística.


“Cala a boca”
O prefeito Antonio Colucci comemorou: “É um prêmio importante principalmente porque a avaliação foi feita por uma fundação de credibilidade nacional, ou seja, não é um prêmio qualquer”, disse ele, que aproveitou para ressaltar que tal premiação vem em boa hora. “Isso serve para mostrar pra certa ONG que fica criticando a Prefeitura que vão ter que engolir essa, que estamos no rumo certo. Muita gente que critica vai ter que fechar o bico”, cutucou.


Comércio
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini Neto, diz que houve esforço grande, nos últimos dois anos, do trade turístico, da Secretaria de Turismo e do prefeito Toninho Colucci para o arquipélago avançar nas questões ligadas ao turismo e infraestrutura, em função da proximidade da Copa do Mundo, tornando o município mais competitivo. “Para mim, os resultados ainda estão abaixo dos esforços e ações realizadas. Por tudo isso, poderíamos ter uma avaliação ainda melhor. Mas, são números importantes, pois dão visibilidade para Ilhabela como destino turístico. Tenho certeza, que nas próximas pesquisas, os resultados serão ainda melhores”, declarou Pedalii.


Também premiadas
As outras duas cidades premiadas são a histórica Tiradentes (MG) e Vitória (ES) - capital brasileira que mais progrediu, em comparação com a pesquisa anterior (2011).
Vitória apresentou o melhor desempenho nas variáveis monitoramento, na qual saltou da nota 44,4 para 77, e aspectos sociais, de 49,7 para 66,1. Nos dois quesitos, a cidade superou as médias do Brasil e das demais capitais brasileiras.
Influenciaram no desempenho de Vitória a existência de pesquisas de demanda e de oferta turística, investimentos em educação acima do percentual obrigatório de 25%. A cidade também foi bem avaliada por consultar a população para desenvolvimentos de projetos para o turismo.
Tiradentes aparece no Índice de Competitividade como o destino não capital de maior evolução em aspectos sociais. O município mineiro atingiu nota 60,5, um avanço de 17,9 pontos em relação à pesquisa de 2011. O resultado considerou aspectos de investimentos em educação acima do percentual obrigatório de 25%; adoção de políticas de prevenção à exploração sexual infanto-juvenil e sensibilização do turista para o respeito à comunidade local, à cultura, ao patrimônio e à preservação do Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas