Estudantes recebem campanha “Eu te Respeito”
A Prefeitura de Ilhabela vem promovendo desde setembro diversas etapas da campanha de conscientização “Eu te respeito – Ilhabela Paz no Trânsito”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Divisão Municipal de Trânsito.
Um parte das ações da campanha foi promovida pela equipe do “Pés no Chão” que elaborou e montou um material didático e articulou oficinas sobre o tema com diversas escolas. Foram 11 oficinas junto a escolas da Rede Municipal de Ensino, duas escolas da Rede Estadual e três escolas particulares abrangendo sempre o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos.
As ações de Arte Educação do “Projeto Prevenção – Violência no Trânsito” foram concluídas na semana passada e incluíram a apresentação de um “acidente imaginário” que provocou debates sobre o comportamento ético no trânsito, palestra contou com vídeos, fotografias e desenhos animados, além dos dados estatísticos fornecidos pelo Observatório de Trânsito sobre a realidade de Ilhabela e informações provenientes da Secretaria de Saúde, Departamento de Trânsito, Polícia Militar e Civil, Hospital Mario Covas e Samu.
A reação dos estudantes chamou a atenção durante a exibição do vídeo oficial da campanha, com depoimentos de familiares e vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na ilha (vídeo disponível na fanpage oficial do município:www.facebook.com/PrefeituraDeIlhabela).
O power point do acidente imaginário ilustrou um acidente de trânsito que envolveu um ônibus, uma pedestre com seu cachorrinho, uma ciclista, um motociclista, um motorista bêbado e outro que falava ao celular.
“A partir do conteúdo pesquisado detectamos que a melhor maneira de abordar o tema violência no trânsito – considerando o público-alvo a ser atingido - seria através dos valores: ética, moral e cidadania. Esses conceitos foram trabalhados de forma dinâmica e interativa, instigando os jovens através de questionamentos (“tá certo ou tá errado?”)”, explica Emiliano Bernardo.
As ações problematizaram situações corriqueiras vivenciadas pelos alunos, levando-os a refletir sobre suas ações e opiniões, promovendo um processo reflexivo favorável à revisão e à mudança de atitudes.
Após a palestra, foi realizada a encenação do julgamento do acidente imaginário. A cena foi inicialmente projetada no telão, e coube ao público presente julgar o culpado pelo acidente. Para chegar a um veredicto, os atores do Pés no Chão, interpretando os papéis dos personagens envolvidos no acidente, foram chamados a prestar esclarecimentos sobre sua responsabilidade no acontecido.
Ética e Cidadania
A Oficina também incluiu a projeção do vídeo “Eu te respeito” que mostrou diversos depoimentos de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com acidentes de trânsito em Ilhabela. O vídeo tem um impacto emocional muito forte, uma vez que vários de seus depoentes são conhecidos da comunidade.
“A equipe do Pés realmente conseguiu chamar a atenção dos alunos com o teatro e a palestra, mas o vídeo causou um grande impacto e chegou a emocionar algumas pessoas da minha classe”, Isamara Araújo, 19 anos, do 3º ano da Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos.
A última etapa das oficinas foi a criação de placas com mensagens educativas. Os alunos se dividiram em grupos e receberam instruções para elaborarem placas com mensagens, relacionadas ao processo que haviam experimentado através da palestra, do julgamento e do vídeo. Foi distribuído entre os grupos materiais de desenho. A atividade foi supervisionada por integrantes do Pés no Chão, tanto no sentido de estimular a participação e a criatividade, quanto para reforçar um contexto afetivo e de valorização dos jovens e dos adultos, desinibindo as iniciativas individuais. O resultado foi uma grande produção de mensagens criativas.
Após a elaboração dos desenhos, o material foi exposto no mural e os professores foram convidados a escolher os três melhores trabalhos. As atividades desenvolvidas pela equipe de arte educação do Pés no Chão tiveram uma repercussão muito forte dentro das escolas, atingindo diretamente o público-alvo.
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