Secretaria de Saúde promove treinamento para Sistematização da Assistência de Enfermagem






Os enfermeiros do Caps, do PSF, do Centro de Especialidades e do Hospital participaram do treinamento

Mais de 10 enfermeiros da rede municipal de saúde de Ilhabela participaram de um treinamento de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Ilhabela.

A equipe já vem utilizando a sistematização em seus serviços, porém o treinamento possibilitou os profissionais discutirem e se atualizarem quanto às etapas do processo de enfermagem.

O treinamento teve a duração de seis horas e foi ministrado pela fiscal da regional de Santos do Coren-SP, a Enfermeira Selma Gonçalves Rodrigues, em uma das salas de reunião da Secretaria de Educação, no Perequê.

O foco do treinamento foi a Resolução 358/2009, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que trata sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e da implementação do processo de Enfermagem em instituições de saúde, públicas ou privadas.

Os profissionais que realizam atendimento nos serviços de internação, ambulatorial e domiciliar devem implantar esta sistematização no seu ambiente de trabalho como forma de garantir segurança ao paciente, a qualidade da assistência em enfermagem, além de diminuir riscos.

“São os enfermeiros quem mais têm a oportunidade de observar e acompanhar de perto o paciente. Cursos e treinamentos como este para a equipe de enfermagem aprimoram nossas atividades e somam no resultado final de nosso trabalho, além valorizar a Enfermagem enquanto profissão”, comentou a enfermeira Alessandra Gonçalves Jesus, do Núcleo de Educação em Saúde (NES), setor da Secretaria de Saúde.

Participaram do treinamento os profissionais da Enfermagem do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), do Programa Saúde da Família, do Centro de Especialidades e do Hospital Municipal.





Foto: Vanessa de Paula/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas