Ilhabela realiza workshop “O mercado e a infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves” em março


Ilhabela realiza workshop “O mercado e a infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves” em março



A observação de aves ou birdwatching é uma atividade consolidada em países da América do Norte e Europa e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e na América Latina. Por isso, nos dias 15 e 16 de março, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, realiza o workshop “O Mercado e a Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves”.

O objetivo é oferecer um conteúdo teórico e prático, com informações a respeito do mercado de observação de aves, perfil do público (turista de observação de aves), infraestrutura turística necessária para desenvolver a atividade, roteiros, segurança, além de formas de divulgação para o mercado. No dia 15 de março (terça), os participantes terão acesso ao conteúdo teórico do evento, no auditório da Secretaria de Turismo, na Barra Velha, entre às 8h e às 18h30. O dia 16 de março (quarta) será reservado para a atividade prática de observação de aves, com duração de mais de 4 horas em local e horário a serem definidos. Haverá também uma consultoria técnica nos dias 17, 18 e 19 de março, mediante agendamento prévio.

Empresários do setor de meios de hospedagem, guias, interessados no assunto, gestores públicos e privados, empreendedores e toda a cadeia produtiva do turismo de Ilhabela estão convidados.

O workshop será ministrado por Tietta Pivatto, bióloga e guia especializada em ecoturismo. Ela é mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, possui mais de 10 anos de experiência com turismo de observação de aves, e é sócia-proprietária da Maritaca Expeditions, empresa especializada em turismo de observação da vida silvestre.

O secretário de Turismo, Harry Finger, destaca que diversas ações são realizadas para desenvolver e fortalecer a observação de aves em Ilhabela. Destaque para a formação de grupo de trabalho com profissionais que conduzem observadores de aves pelas trilhas do município; participação como expositor na principal feira que trata do assunto, a Avistar; evento de eleição da Ave Símbolo de Ilhabela, com realização da secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Educação e Cultura; além da atividade de observação de aves para as crianças do Ensino Fundamental 2, na Estrada Parque de Castelhanos, em parceira a Secretaria de Educação e guias locais. A Secretaria de Turismo trabalha atualmente na reformulação do folheto de divulgação de Ilhabela como destino de birdwatching e irá participar novamente da Feira Avistar, em maio deste ano. Ainda está prevista a realização dos cursos focados na formação de condutores e monitores ambientais e, posteriormente, a especialização em birdwatching e condução de turistas de observação de aves. “Realizar este workshop significa complementar e expandir o trabalho feito até o momento, envolvendo outros integrantes do setor turístico”, destaca o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

“Sem dúvidas, este conjunto de ações contribuirá para promover a imagem de Ilhabela como destino de qualidade para o turismo de observação de aves, ao mesmo tempo em que possibilitará a geração de renda e empregos no município”, conclui o prefeito.

Birdwatching

As aves são um dos exemplos da riqueza da biodiversidade brasileira. O Brasil conta com mais de 1,9 mil espécies catalogadas, o que representa 56,7% do total de aves encontradas na América do Sul. Em Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta, onde 83% da área é preservada pelo Parque Estadual, já foram identificadas mais de 357 espécies de aves.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o birdwatching causa significativo impacto na economia, já que a atividade reúne cerca de 100 milhões de adeptos no mundo e movimenta 90 bilhões de dólares anualmente. Estes turistas se caracterizam pelo bom poder aquisitivo, viajam fora de temporada, costumam permanecer no destino por um período maior que um turista convencional e estão dispostos a viajar grandes distâncias para encontrar as espécies desejadas – sendo, portanto, uma ótima alternativa para o município, sobretudo, durante a baixa temporada.



Workshop: “O Mercado e a Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves”:



15 de março (terça-feira)

8h às 18h30

– conteúdo teórico (Auditório da Secretaria de Turismo, na

16 de março (quarta-feira)

– Atividade prática de observação de aves (duração de 4 horas e meia)

*Local e horário a serem definidos



17, 18 e 19 de março

– Consultoria técnica (mediante agendamento prévio)



Mais informações: (12) 3895-7220 ou na sede da Secretaria de Turismo, situada à Praça Vereador José Leite dos Passos, 14, Barra Velha (rotatória – Barra Velha)

Comentários

Postagens mais visitadas