7ª Fase da Reurbanização terá calçadas com pisos permeáveis e drenagem com tecnologia alemã em Ilhabela





A Prefeitura de Ilhabela trabalha na 7ª Fase da Reurbanização da Avenida Principal, que abrange o trecho da Av. Pedro Paula de Moraes, no Saco da Capela, região central. O investimento é de R$ 4,4 milhões e a obra contempla novo pavimento, guias, sarjetas, calçadas padronizadas, ciclovia, travessias elevadas de pedestres e ainda um moderno sistema de drenagem.


Nesta semana, os pisos das calçadas começaram a ser instalados. De acordo com a Secretaria de Obras, dando andamento ao plano de prevenção contra enchentes as calçadas recebem pisos permeáveis. São placas fabricadas à base de concreto poroso, incorporadas fibras naturais, minerais e um aditivo para dar permeabilidade e resistência. Isso faz com que esse piso tenha 97% de permeabilidade, resistência ao tráfego de veículos, sendo atérmico e antiderrapante. São os pisos mais ecológicos atualmente no mercado, o que contribui para um ambiente mais sustentável, permitindo um melhor escoamento das águas das chuvas, reduzindo com isso as enxurradas, ajudando a combater as enchentes e inundações.


A estrutura de base/sub-base, que armazena temporariamente a água escoada pela superfície, permite a passagem como se fosse um filtro. A água chega ao sub-solo (terreno natural), infiltra naturalmente, e encontra o lençol freático.


Mais drenagem


Como a avenida está a aproximadamente 80cm do nível do mar e tem declividade praticamente nula, em dias de chuva é comum ocorrerem alagamentos nesta região. Com estas características, uma drenagem convencional com tubos ou canaletas de concreto dificilmente resolveria, de maneira que um novo sistema está sendo executado. Trata-se de um canal compacto fabricado em concreto polímero, que oferece uma grande durabilidade e resistência para tráfego pesado.


Seu inovador sistema, de tecnologia e fabricação alemã, dá ao canal maior capacidade de drenagem e de autolimpeza, aumentando a velocidade de entrada da água. Por isso pode drenar o mesmo volume de água com um canal de tamanho inferior ao tradicional e com declividade zero. É um conjunto único, formado por canal e grade, que garante maior rigidez e segurança, evitando que os elementos se separem de forma perigosa. Este caráter compacto minimiza a manutenção necessária.


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta que a obra vem completar um processo de reurbanização iniciado em 2010. “Desde que assumimos o governo iniciamos um processo de reurbanização da avenida principal, com alargamento, trechos duplicados, ciclovias, jardins, rotatórias, travessias de pedestre. Quem hoje consegue imaginar a Barra Velha com a antiga avenida estreita, sem o trecho duplicado, com as novas pontes? São melhorias que proporcionaram fluidez no trânsito e segurança para todos”, destacou o prefeito Toninho Colucci.


A 7ª Fase da Reurbanização, que abrange as avenida Pedro Paula de Moraes e Dona Germana, também contempla a Rua Benedito Félix. Todo este processo de reurbanização passou por audiência pública. No dia 1º de maio, o prefeito Toninho Colucci fez a entrega oficial da 6ª Fase da Reurbanização, que incluiu drenagem, pavimentação, calçadas, faixas de pedestres, jardins, bolsões de estacionamento e ciclovia no trecho da Avenida Princesa Isabel na Entrada da Cidade; a Revitalização da Praça Ver. José Leite dos Passos, que ganhou a obra “Ilhabela Capital Nacional da Vela”, do escultor Gilmar Pinna; e o bolsão de embarque da travessia.

Comentários

Postagens mais visitadas