Fundo Social dará cursos para pacientes do Caps






O Caps de Ilhabela apresentou nesta semana um projeto para o Fundo Social de Solidariedade, que pede a inclusão de seus pacientes em cursos oferecidos pela entidade.

A presidente do Fundo Social, Júlia Tenório, aprovou o projeto da psicóloga Roberta Moraes e da terapeuta ocupacional Ana Paula de Jesus, apresentado pela psiquiatra Marcela Fink, coordenadora de saúde mental do município. “A intenção do Fundo Social não é só oferecer os cursos, mas aprimorar técnicas e trabalhar para que estas pacientes possam, com isso, gerar renda. E, ao final, pensamos até em realizar uma exposição com estes trabalhos, demonstrando à sociedade o quanto elas são capazes”, declarou Júlia Tenório. Num primeiro momento, o projeto será destinado às pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial.

“Muitos de nossos pacientes já participam de oficinas terapêuticas aqui no Caps e essas oficinas contribuem para o cuidado integral, oferecendo oportunidades de maneiras criativas à pessoa em sofrimento mental”, salientou a psicóloga Roberta Moraes, uma das idealizadoras do projeto.

A psiquiatra Marcela Fink explica que as pacientes a serem encaminhadas para os cursos são mulheres que, antes de adoecerem, tinham vida ativa na sociedade e precisam de uma nova oportunidade. “Em determinado momento na vida delas, adoeceram, mas nos preocupamos que elas possam buscar uma recolocação na sociedade, tenham autonomia, andem de ônibus sozinhas e façam as coisas em casa mantendo sempre a saúde mental”, afirmou.

Na reunião, ficou acordado que as professoras do Fundo Social passarão por uma espécie de capacitação e conhecimento das novas alunas, para melhor interação entre elas, criação de um convívio harmonioso e saudável. Além disso, estas pacientes sempre estarão acompanhadas por funcionários do Caps.

Comentários

Postagens mais visitadas