Alunos de tecnologia em gestão de turismo fazem visita técnica na Prefeitura de Ilhabela





Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal São Paulo – Campus Cubatão, fizeram na segunda-feira, 27, uma visita técnica ao Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela, para conhecer a gestão e a estrutura de turismo do município.

Na ocasião, os estudantes passaram na Secretaria de Turismo, onde foram recebidos pelo secretário da pasta, Ricardo Fazzini, e o diretor de Eventos, Roger Moran, que ficou encarregado de apresentar as instalações da administração pública e falar sobre os eventos realizados e as metas de fomento ao turismo do arquipélago, além da importância da especialização dos profissionais que atuam na área.

Para o secretário Ricardo Fazzini, este tipo de intercâmbio é enriquecedor, já que todos podem presenciar a prática das atividades desenvolvidas pelo turismo no setor público. “Podemos apresentar um pouco de nossa rotina e os desafios no fomento do turismo local”, explicou.

A visita pela secretaria de turismo terminou em uma conversa com o diretor de Planejamento Turístico Internacional, Luis Maio, que destacou como a dedicação ao estudo de idiomas ajuda nas participações das feiras internacionais de turismo.

Segundo o coordenador do curso, Thiago Rodrigues Schulze, para os alunos é interessante vivenciar o turismo na prática. “É importante o aluno não só conhecer e dominar um conjunto de competências na teoria, mas ele poder vivenciar o fenômeno turístico na prática. Uma das formas é desenvolver um conjunto de visitas técnicas. No começo do ano entendemos que visitar Ilhabela, conhecer os atrativos turísticos, ter um contato com a secretaria de turismo e os projetos que desenvolvem aqui, para nós é fundamental para que os alunos consigam entender o que é esse fenômeno turístico mesmo”, disse ele, contando que já haviam passado pela praia do Curral e os dois centros de informações turísticas da cidade.

Gabinete

Antes de encerrar a passagem pela prefeitura, os alunos estiveram no gabinete do Prefeito Márcio Tenório, que contou um pouco de sua história. “Vim da praia da Fome, comecei na escola com 15 anos. Eu podia ter desanimado com os estudos, mas sai da minha zona de conforto e fui conquistando meu espaço. Por isso, aproveitem as oportunidades e não fiquem em suas zonas de conforto, nunca é tarde para conquistar o que desejamos”, incentivou o prefeito.

A professora Thais de Oliveira falou como esse tipo de experiência ajuda os alunos na sala de aula. “Eles conseguem ver, na prática, o que aprendem em sala de aula. E, por isso, voltam com muitas ideias, mais ânimo para poder saber onde vão atuar. Essas visitas periódicas que fazemos são fundamentais para o enriquecimento acadêmico e profissional, então, procuramos sempre proporcionar isso aos estudantes. O retorno é bem positivo”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas